DO LABIRINTO À ENCRUZILHADA: UM ESTUDO DA PERSONAGEM EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS E UM RETRATO DO ARTISTA QUANDO JOVEM.
Grande Sertão: Veredas; Um Retrato do Artista Quando Jovem; Mito; Bildungsroman; Personagem.
O presente trabalho objetiva estabelecer um estudo da personagem nos romances Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, e A Portrait of the Artist as a Young Man, de James Joyce. Trata-se de uma investigação comparativa. Para isso, nossa tese articula o diálogo entre as obras restringindo-se a observação dos heróis sob três aspectos. Primeiramente, tomamos os romances sob a ótica da tradição do Bildungsroman. Apresentamos o percurso histórico do subgênero romanesco, para então posicionar e justificar os objetos de estudo diante dessa categoria. Recorremos, dentre outros, aos trabalhos de Franco Moretti (2020); Mikhail Bakhtin (2018) e Georg Lukács (2000). Em um segundo momento, observamos como os autores recorrem a modelos míticos – Fausto e Dedalus – para a construção das personagens. Partirmos de uma análise da forma mítica e sua função literária, sob a perspectiva teórica de Barthes (2001) e Mielietinski (1987), para então compreender como essa função opera nas obras tomadas para estudo. Por fim, investigamos como os procedimentos narrativos e a subjetividade temporal, característicos do romance moderno, revelam o perfil psicológico dessas personagens. Para isso, recorremos aos textos de Anatol Rosenfeld (1996), Erich Auerbach (2015) e Theodor Adorno (2003).