Melhoria de um Processo: Redução do Tempo de Espera do Paciente com Dor para Receber sua Medicação em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia– CACON
Manejo da dor, Melhoria de qualidade, Qualidade de vida.
A dor, segundo Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), é uma experiência sensitiva e emocional desagradável, associada ou relacionada à lesão real ou potencial dos tecidos. Atualmente tem sido considerado, como um quinto sinal vital, apresenta em mais de 90% dos pacientes oncológicos. Desse modo questiona-se sobre quanto tempo, o paciente com dor, passa, para receber sua medicação em um Centro de Alta Complexidade - CACON. Com isso, identificar o tempo de resposta ao tratamento de dor e implantar ações de melhoria é de extrema importância, para os pacientes acometidos com câncer. Este estudo, teve como objetivo principal medir o tempo de espera que o paciente acometido com dor aguardava para receber sua medicação. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, realizado em unidades de internações oncológicas, clínica e cirúrgica, no período de Março a Dezembro de 2022. A amostra contou com 203 avaliações, em três fases de coleta. A primeira coleta, o tempo de espera do paciente para receber a medicação para dor, era de 50 a 30 minutos. A segunda coleta, após reorganização em prescrição médica, se ajustou para 25 minutos, quando o medicamento estava prescrito. Para a terceira coleta, houve a implantação da caixa da dor, sendo esse tempo de resposta ajustado para 10 minutos de espera. Portanto, conclui-se que, com a organização e o conhecimento dos processos no manejo da dor, é possível oferecer uma assistência rápida, de qualidade e segura para o paciente oncológico.