Banca de DEFESA: JANVITA RIBEIRO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANVITA RIBEIRO BEZERRA
DATA : 29/08/2023
HORA: 10:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Histórias ParalElas: A linguagem audiovisual aplicada a divulgação de pesquisas em saúde


PALAVRAS-CHAVES:

Websérie; Divulgação científica; Esclerose Lateral Amiotrófica; Linguagem audiovisual; Educomunicação; Educação em saúde.


PÁGINAS: 15
RESUMO:

Introdução: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neuromuscular degenerativa, irreversível e limitante. Pela sua condição rara e de pouco conhecimento da sociedade, fica evidente a importância da divulgação sobre essa enfermidade para o fomento das pesquisas que possam refletir diretamente na promoção da saúde das pessoas que convivem com ELA. Diante das diversas possibilidades de divulgação científica, a linguagem audiovisual, através do formato de websérie para redes sociais, apresenta-se como uma alternativa funcional diante suas características digitais e acessíveis. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo geral documentar as vivências das pessoas que estão inseridas na realidade da Esclerose Lateral Amiotrófica com o propósito de difundir conhecimento sobre a doença e transformá-la em um produto audiovisual, como uma websérie. Método: O estudo parte da metodologia da pesquisa-ação integrada aos processos de produção da websérie com ênfase nos perfis compreendidos na realidade da doença, sendo eles os pacientes, familiares e profissionais de saúde, perfis I, II e III respectivamente, de diferentes realidades socioeconômicas e regiões do território brasileiro. Esses perfis foram contatados, entrevistados e a partir das decoupagens destas entrevistas, foi definido, através da incidência dos relatos, as temáticas abordadas nos oito episódios que contemplem o panorama de enfrentamento à Esclerose Lateral Amiotrófica e os principais problemáticas da mesma através da viveñcias de quem os evidencia. Resultado: Histórias Paralelas é um produto de educomunicação que retrata o impacto da Esclerose Lateral Amiotrófica de maneira humanizada e transdisciplinar através da linguagem audiovisual no formato de websérie de oito episódios. Considerações finais: Os relatos dos perfis II e III comprovam que a falta de informação e conhecimento em relação à doença é um dos fatores prejudiciais no quadro clínico, assim tornando as estratégias de educomunicação fundamentais para atualização das práticas, das novas formas de cuidados e da manutenção da qualidade de vida pessoas que convivem com ELA.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Externo ao Programa - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA - nullInterna - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO
Externo à Instituição - MAURÍCIO OLIVEIRA DO AMARAL FERREIRA
Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Notícia cadastrada em: 03/08/2023 19:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao