Banca de DEFESA: FERNANDA BARRETO MENESES PESSOA LIMA

DISCENTE : FERNANDA BARRETO MENESES PESSOA LIMA
DATA : 12/05/2023
LOCAL: REMOTA

PROCESSES AND PRACTICES NOTEBOOK FOR CARE REGULATION IN HOSPITALS IN THE EBSERH NETWORK: BED MANAGEMENT

1. Hospital Administration 2. Access to health services 3. Occupancy of Beds. 4. Hospitals

Introdução: A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh administra atualmente 41 Hospitais Universitários Federais (HUF) que constituem o maior complexo hospitalar do País. Visando o aprimoramento da gestão desses hospitais e considerando a heterogeneidade de práticas e processos existentes relacionados à regulação assistencial construiu-se um Caderno de Processos e Práticas com o objetivo de apoiar os hospitais na qualificação dos processos de gestão da regulação assistencial. No escopo do caderno foram mapeados doze processos, dentre os quais, o processo de gerenciamento de leitos se destacou pela necessidade de maior aprofundamento teórico devido a relevância e a complexidade desse tema para os hospitais. Objetivo: compreender a construção do Caderno de Processos e Práticas da regulação assistencial na Rede Ebserh e as estratégias para o processo de gerenciamento de leitos em hospitais. Método: O estudo foi elaborado em duas etapas. Na primeira etapa foi realizado o estudo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência vivenciada na construção do Caderno de Processos e Práticas da regulação assistencial da Rede Ebserh; Na segunda etapa foi realizada uma revisão de literatura do tipo integrativa acerca de estratégias para o processo de gerenciamento de leitos em hospitais. Resultados: No que se refere ao relato de experiência foi possível descrever como foi construído o documento do Caderno de Processos e Práticas da regulação assistencial que consolida práticas recomendadas a serem seguidas por toda a Rede Ebserh, além da experiência de apoio a implantação dessas práticas em um hospital piloto.  Em relação à revisão integrativa foi possível verificar que as estratégias para o processo de gerenciamento de leitos em hospitais abarcam os seguintes temas gerais: técnicas de modelagem de simulação; implantação da gestão interna de leitos hospitalares e utilização de sistemas da informação. Conclusão: O estudo realizado possibilitou compreender a gestão dos processos relacionados a regulação assistencial nos HUF da Rede Ebserh. Foi possível entender como ocorreu o mapeamento dos processos, a construção dos fluxos, a definição das melhores práticas, além da experiência de apoio na implantação do caderno em um hospital da Rede. Ademais, foi possível estudar detalhadamente estratégias para o processo de gerenciamento de leitos as quais auxiliam os gestores nas tomadas de decisão, tendo em vista que o tema engloba um conjunto de processos com grande complexidade.

Externo à Instituição - ALDAIR DE SOUSA PAIVA
Interna - 3151534 - HELENI AIRES CLEMENTE