Banca de DEFESA: KARINA E SILVA PEREIRA

DISCENTE : KARINA E SILVA PEREIRA
DATA : 27/10/2022
LOCAL: Google Meet

Concepção de um serviço odontológico hospitalar multidisciplinar para pacientes com deficiência ou necessidades especiais no hospital de doenças tropicais do Tocantins

Odontologia. Unidade Hospitalar de Odontologia. Pessoas com Deficiência. Equipe de Assistência Multidisciplinar.

Dados do Ministério da Saúde no Brasil informam que grande parte da população brasileira sofre com a presença de doenças na cavidade oral. Quando falamos em pessoas com deficiência ou necessidades especiais os dados são escassos mesmo sabendo que essa população demanda maiores cuidados com a saúde bucal. Esse público apresenta dificuldades na higienização e mastigação, além de sofrer com limitações de acesso aos serviços de saúde, resultando em necessidades odontológicas que podem causar complicações e distúrbios sistêmicos, necessitando de atendimento hospitalar de alta complexidade. Este trabalho tem como objetivo criar um serviço odontológico hospitalar multidisciplinar para pacientes com deficiências ou necessidades especiais. Realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura de forma a conhecer o estado da arte acerca dos serviços odontológicos em hospitais universitários e a atuação do cirurgião dentista. Demonstrou-se o aumento do número de pacientes atendidos, a viabilidade econômica e retorno financeiro do serviço. Foi realizada pesquisa sobre os valores pagos através da tabela SUS bem como a possibilidade de estruturação do serviço no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) com a confecção de protocolo contendo fluxo e critérios para o atendimento de pacientes com deficiências e/ou necessidades especiais no serviço odontológico do hospital. Conclui-se que existe a necessidade de criação de um serviço odontológico hospitalar multidisciplinar para pacientes com deficiência ou necessidades especiais no hospital universitário (HDT-UFT) e que uma futura implantação do serviço implicará no crescimento no número de pacientes com melhor atendimento na área e aumento na captação de recursos para o hospital.

Interno - 350690 - ANGELO RONCALLI OLIVEIRA GUERRA
Presidente - 1752038 - CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Externo ao Programa - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS - UFRNExterna à Instituição - TATIANA OLIVEIRA SOUZA
Notícia cadastrada em: 14/10/2022 13:58