Banca de DEFESA: LIANE LOPES DE SOUZA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIANE LOPES DE SOUZA PINHEIRO
DATA : 14/10/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Defesa por webconferência
TÍTULO:

HAIMA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE APOIO A GESTÃO DE OPME PARA O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES


PALAVRAS-CHAVES:

Administração Hospitalar, Tecnologia da Informação, Próteses e Implantes, Equipamentos e Provisões, Software.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

As órteses, próteses e materiais especiais fazem parte de uma categoria ampla de materiais, com um universo extremamente diverso de produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos, bem como no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. A gestão de tais materiais permeia grande parte dos processos hospitalares, desde o agendamento do procedimento até a contabilização das informações, passando pela logística, consumo e faturamento. Esse fluxo contribui para que suas características assistenciais e de comercialização seja considerada complexa, pois envolve pacientes, médicos, profissionais de saúde, fabricantes, fornecedores e gestores. Esse contexto faz surgir a necessidade de desenvolver estratégias com o objetivo de aprimorar o gerenciamento do uso das órteses, próteses e materiais especiais. Posto isso, o desenvolvimento de um sistema de informação foi elencado como estratégia para contribuir para a gestão desses insumos no Hospital Universitário Onofre Lopes que apresenta dificuldades que torna o processo gerencial atual frágil, inseguro e sujeito a muitas falhas que prejudicam a instituição e ao próprio paciente. O objetivo deste trabalho é conceber, desenvolver e implementar um sistema de informação de apoio a gestão de órteses, próteses e materiais especiais. O processo de desenvolvimento foi baseado numa estrutura definida em três fases de forma interativa e cíclica. Na primeira, denominada de planejamento e concepção, foi realizado a revisão de literatura, a familiarização do fluxo de trabalho atual funcionando no hospital; a definição de um novo fluxo e a obtenção dos requisitos. A segunda fase, foi analisado os requisitos, o projeto e a implementação. Na terceira e última, foi realizado a validação preliminar e a entrega do sistema. O sistema desenvolvido possui na sua arquitetura a solicitação médica em formulário digital próprio e com direcionamento de materiais solicitados conforme Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do Sistema Único de Saúde e legislação vigente, a autorização do uso do material pelo gestor, o controle da lista de espera, o agendamento dos procedimentos, a disponibilidades, reserva e a dispensação do material no dia de realização do procedimento. De acordo o trabalho realizado, podemos traçar algumas conclusões: Com a familiarização do processo de trabalho atual presente no HUOL foi possível identificar problemas críticos, nos quais se tentou corrigir com a implementação do sistema. Foi desenvolvido um fluxo de trabalho aplicável a realidade do HUOL que permite a definição da atuação específica de cada profissional, orientando as devidas interações necessárias. O software Haima foi concebido, desenvolvido e implementado, estando pronto para a implantação na instituição, se mostrando viável e capaz de atender aos requisitos propostos, não apresentado falhas durante o processo de simulação de uso, durante a validação preliminar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 350690 - ANGELO RONCALLI OLIVEIRA GUERRA
Presidente - 1752038 - CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Interno - 1422699 - HERTZ WILTON DE CASTRO LINS
Externa à Instituição - TATIANA OLIVEIRA SOUZA
Notícia cadastrada em: 25/09/2020 12:16
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