Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA GEAN CARNEIRO ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA GEAN CARNEIRO ARAUJO
DATA : 30/10/2024
LOCAL: UFRN - remoto

DO TRABALHO PRESCRITO AO REALIZADO: AS PRATICAS DE LETRAMENTO DO PROFESSOR NO NOVO ENSINO MEDIO

Novo Ensino Médio. Práticas de letramento do professor. Letramento laboral. Trabalho prescrito e realizado.

Durante toda a carreira profissional, o professor vivencia mudanças educacionais que impactam na sua prática pedagógica. Exemplo disso é o Novo Ensino Médio (NEM), a mais recente reforma da última etapa da Educação Básica. Implementada nas escolas brasileiras em 2022, esta mudança, além de colocar em risco a formação científica básica dos estudantes, não considerou as condições estruturais das escolas tampouco a qualificação dos agentes educativos, especialmente os professores, gerando, dessa forma, insatisfação e reivindicações de revogação por parte de alunos, educadores, pesquisadores e instituições educacionais. Em face disso, esta tese doutoral investiga, de modo geral, como as práticas de letramento do professor de linguagem se aproximam/distanciam do trabalho prescrito para o Novo Ensino Médio. Especificamente, objetiva: i) analisar as prescrições de documentos oficiais que orientam o ensino de linguagens no NEM; ii) especificar os conhecimentos que os professores de linguagem da EEEFMJGA têm acerca das prescrições para o NEM; iii) mapear as práticas de letramento do professor de linguagem no trabalho realizado no NEM; e iv) discutir em que medida é possível realizar o trabalho consoante as referidas prescrições. Metodologicamente, a pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada numa dimensão interdisciplinar (Moita Lopes, 2006), haja vista dialogar com outras áreas do conhecimento, a exemplo das ciências humanas e sociais. Ao assumir paradigma qualitativo, com viés etnográfico e interpretativo, esta investigação centra foco em situações de trabalho vivenciadas por nove professores de linguagens de uma escola estadual pública da Paraíba e procura trazer para cena os discursos desses profissionais, dando-lhes visibilidade e possibilidade de reflexão e posicionamento crítico frente às mudanças instauradas no atual cenário educacional. Em termos teóricos, a pesquisa respalda-se nos estudos de letramento como prática social, alicerçados por Street (1984, 2011, 2014); Barton, Hamilton e Ivanic (1993); Kleiman (1995, 2016); Hamilton (2000); com foco no Letramento Laboral, a partir do que estabelecem Souza-e-Silva e Faïta (2002), Paz (2008), Costa (2019) e Costa (2016, 2020). Em relação à abordagem dos gêneros, ancora-se nos pressupostos de Bronckart (1999, 2023) e Marcushi (2000). No que tange ao trabalho prescrito e realizado, pauta-se nos estudos de Bronckart (2006, 2008), Lousada (2006) e Machado (2002, 2004, 2007). Sobre os estudos interessados nas reformas educacionais, apoia-se nas discussões de Cássio e Goulart (2022); Costa e Silva (2019); Frigotto (2016). As análises, ainda preliminares, apontam para a existência de um hiato entre o trabalho prescrito e o realizado, uma vez que as práticas de letramento dos professores de linguagem atuantes no Novo Ensino Médio se distanciam do que preconizam os documentos oficiais em vigência. Além disso, observam-se que as atividades do professor encontram entraves para serem desenvolvidas satisfatoriamente devido à ausência ou insuficiência de formação continuada e ao fato de as escolas não terem sido preparadas estrutural e pedagogicamente para ofertar os componentes curriculares previstos pelo NEM.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS
Externo à Instituição - EDMILSON LUIZ RAFAEL - UFCG
Externa à Instituição - MARIA APARECIDA DA COSTA