Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS MARIA GUEDES BASILIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS MARIA GUEDES BASILIO
DATA : 05/05/2026
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTA
TÍTULO:

GESTÃO VIVA POR INDICADORES: GUIA DIDÁTICO PARA QUALIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO PARA FINS DE SUBSIDIAR A TOMADA DE DECISÃO, A PARTIR DO SISTEMA DIGISUS.


PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento em Saúde; Monitoramento; Sistema Único de Saúde; Indicadores de saúde; Sistemas de Informação em Saúde.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

O Sistema Único de Saúde (SUS) estrutura sua gestão a partir de um ciclo integrado de planejamento, execução e monitoramento. Apesar da clareza normativa desse modelo e das diretrizes da OPAS, persistem desafios como múltiplos sistemas, fragmentação das informações e limitações técnicas para análise de dados. A efetividade da gestão depende do uso qualificado dos indicadores de saúde, compreendidos como métricas adequadas para medir o alcance ou não da meta planejada, destacando-se o de cobertura de mamografia de rastreamento. Este estudo tem como objetivo desenvolver um guia técnico-didático para o monitoramento do indicador de cobertura de mamografia de rastreamento nos instrumentos de planejamento do SUS registrados no DigiSUS, que subsidie de forma transparente e baseada em evidências a tomada de decisões da gestão, da auditoria do SUS e do controle social. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de natureza aplicada, realizada em três etapas: diagnóstico das inconsistências e lacunas no preenchimento do indicador nos instrumentos de planejamento (PMS, PAS, RDQA e RAG) dos 55 municípios da Região de Saúde de Sobral, Ceará, referentes ao quadriênio 2022–2025; pesquisa aplicada sob as dimensões normativa, informacional e estratégica; e última etapa construção do guia didático. Os resultados revelaram fragilidades estruturais no sistema, com lacunas nos registros e ausência de padronização que inviabilizam o monitoramento sistemático. Identificou-se que limitações operacionais no DigiSUS, ao importar dados agregados de procedimentos por finalidade diagnóstica do SIA/SUS, impossibilitando a desagregação da mamografia de rastreamento, comprometendo o cálculo fidedigno do indicador. Observou-se, ainda, que o monitoramento é conduzido prioritariamente como exigência formal de entrega, com escassez de análises interpretativas, o que implica risco de má alocação de recursos e falha no atingimento das metas pactuadas. Como entrega, este trabalho apresenta o guia didático "Gestão Viva por Indicadores" e um artigo do tipo ensaio, como ferramentas voltadas a induzir a cultura da fidedignidade dos registros, o monitoramento do planejado e, principalmente, a verificação do cumprimento ou não das metas definidas nos Planos Municipais de Saúde (PMS), de forma a gerar subsídios consistentes para a tomada de decisões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1204045 - JOSE ADAILTON DA SILVA
Interna - 8277481 - LYANE RAMALHO CORTEZ
Externa ao Programa - 2087603 - ROSIRES MAGALI BEZERRA DE BARROS - UFRNExterna à Instituição - MARIA DO SOCORRO LITAIFF RODRIGUES DANTAS
Notícia cadastrada em: 17/04/2026 14:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao