ELABORAÇÃO DE PAINEL INTERATIVO VIRTUAL PARA AVALIAÇÃO DE RISCO FAMILIAR E VULNERABILIDADE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
metodologias de avaliação de riscos; medidas de associação, exposição, risco ou desfecho; saúde da família; relações familiares; família; atenção primária à saúde.
RESUMO
A Atenção Primária à Saúde (APS) é reconhecida como a porta de entrada preferencial para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, visando atender às necessidades de saúde da população de forma integral e contínua. A organização de ações de saúde no contexto da APS é um desafio que exige planejamento estratégico baseado em dados concretos e acessíveis. Na contemporaneidade, ferramentas tecnológicas têm se mostrado fundamentais para subsidiar o processo de tomada de decisão. A qualidade e a precisão das informações coletadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são essenciais para a elaboração de diagnósticos situacionais robustos, que subsidiam a estratificação de risco familiar e a identificação de vulnerabilidades sociais no território adscrito. Nessa perspectiva, o presente estudo tem-se como objetivo elaborar um painel interativo virtual para avaliação da estratificação familiar de risco e vulnerabilidade social na atenção primária. Trata-se de um estudo metodológico de caráter quantitativo, a ser realizado em três etapas sequenciadas, voltado para construção e validação de conteúdo de um painel interativo virtual para avaliação da estratificação familiar de risco na atenção primária. O estudo contemplou os preceitos éticos em pesquisa com seres humanos descritos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem-se como resultados preliminares a coleta da revisão integrativa realizada com o método PRISMA, onde todo conteúdo do painel interativo virtual foi construído baseado nos achados do mesmo. A segunda e terceira etapa só ocorrerão após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa para a validação do conteúdo e análise estatística dos dados com vista à validação do painel. O uso de ferramentas tecnológicas como fortalecimento da gestão e análise dos dados, facilita a visualização das informações e a tomada de decisões baseadas em evidências que contribui efetivamente para a qualidade da sistematização das práticas assistenciais.