3. ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS QUALIFICAÇÕES E DEFESAS

 

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS QUALIFICAÇÕES E DEFESAS NO PPGCSA

 


30minutos ANTES DA QUALIFICAÇÃO ou DEFESA

 

1. A Secretaria, antes do inicio da atividade irá:

1.1. "Abrir" a sala virtual, 30 minutos antes do inicio, na plataforma escolhida para realização da atividade. Para ter acesso poderá ser utilizado o link disponibilizado no convite e na página do programa.

a. , 

1.2. "Permitir" o acesso:

a. 30 minutos antes, para o aluno e orientador organizar, virtualmente, a atividade

Recomenda-se: o uso do arquivo em formato de apresentação de slides, de preferencia no dia da atividade usar computador com configuração similar ao da produção; orientamos salvar a apresentação em pdf como arquivo de segurança para o dia da atividade);

b. 10 minutos antes, para os membros da banca;

Os membros da banca precisam usar em seus perfis para acesso a Sala Virtual nomes que permita ao moderador da sala o reconhecimento como sendo um dos professores da banca, caso contrário seu acesso só será permitido junto ao público externo.

c. 5 minutos antes, para o público externo (vagas limitadas).

O acesso do público externo só será permitido até o inicio da atividade;

Obrigatoriamente o público externo deverá permanecer com áudio e vídeo desligados, no caso de descumprimento, o acesso poderá ser excluído.

1.3. "Permitir" ao orientador/presidente da banca a moderação da sala, como coorganizador.

Antes do inicio da atividade o orientador irá decidir pela gravação da atividade, devendo questionar aos participantes, da sala online, se permitem a gravação.

 

2. A Secretaria, por questões administrativas, terá livre acesso as Salas, e registrará se necessário a presenças online dos participantes durante a Atividade;

 

3. O Orientador, antes do inicio da atividade deve verificar se todos os membros da banca e aluno estão em condições de acesso, garantindo a realização da atividade no horário.

 

4. A Secretaria disporá de uma sala individual para o aluno, nas dependências do programa, em caso de solicitação prévia.

 

 

Sobre a REALIZAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO/DEFESA

Deve seguir as seguintes etapas:

 

1ª Etapa: Abertura da Atividade (tempo: 5 minutos)

5. O Orientador/Presidente deve:

5.1. Iniciar a gravação, informando aos presentes que a sessão será gravada, caso deseje;

a. O orientador, caso não consiga, pode solicitar a secretaria do programa o inicio da gravação;

5.2. Após o inicio da gravação, anunciar a abertura das atividades aos presentes, informando a hora de inicio e o horário previsto para terminar.

a. Deve ter duração no máximo de:

Exames de Qualificação: 2 horas 

Defesas: 2 horas para mestrado e 3 horas para doutorado;

O Presidente da Banca deve controlar o tempo, para a atividade não se estender.

5.3. Apresentar: o mestrando/doutorando, o título (do artigo a ser apresentado para as qualificações ou da tese/dissertação para as defesas), o orientador, o coorientador se houver, os membros da banca examinadora (professores externos e depois internos) e os procedimentos que todos os “presentes” devem seguir:

5.3. Informar ao aluno que o mesmo tem o tempo de até 40 minutos para realizar sua apresentação, recomendando que não haja interrupções;

5.4. Informar aos membros da banca que, após a apresentação do aluno cada um terá 30 minutos para as considerações;

5.5. Informar que a sessão é pública, por este motivo foi disponibilizado um link de acesso para o público externo acessar a Sala Virtual, com vagas limitadas. Frizar que para o bom andamento da atividade, é proibido qualquer tipo de interrupções do público externo, e que os mesmos devem permanecer com áudio e vídeo desligados, podendo ser excluídos da sala caso descumpra esta regra.

5.6 O Orientador passa a palavra ao aluno.

 

2ª Etapa: Apresentação do aluno (tempo: até 40 minutos)

6. O aluno deve realizar a apresentação, que terá o tempo máximo de até 40minutos;

 

3ª Etapa: Arguição dos membros da banca (tempo: 30 minutos, para cada examinador da banca)

7. O Orientador/Presidente, após a apresentação do aluno, o presidente deve coordenar a arguição da banca examinadora, solicitando aos membros, começando pelos externos, que apresentem a argüição e comentários, orientando que cada examinador faça sua argüição num tempo máximo de 30 minutos, incluindo o tempo de comentários, perguntas e respostas. Interrupções da argüição por outros membros só podem ser feitas com a anuência do examinador e autorização do Presidente da Banca.

 

8. O Orientador/Presidente caso julgue necessário, pode fazer considerações finais.

 

4ª Etapa: Conclusão e Encerramento da atividade (tempo: 15 minutos)

9. O Orientador/Presidente, após a arguição dos membros da banca, deve informar aos presentes que neste momento, ele (o presidente) e os membros da banca irão se reunir em uma sala de apoio virtual para que possam proceder à avaliação da atividade. E que ao final da avaliação retornarão a Sala da Atividade para apresentação do parecer final da banca, solicitando que o público externo e o aluno aguardem.

9.1. A Sala de Apoio é optativa ao orientador/presidente, podendo realizar a avaliação e parecer final na própria sala onde ocorre a atividade, sem ser necessário o acesso à uma sala paralela.

 

10. O Orientador/Presidente deve abrir/entrar em uma Sala Virtual de Apoio.

10.1. O presidente da banca poderá criar a sala de apoio na própria plataforma de conferência da atividade, dando acesso aos membros da banca examinadora e a secretaria do programa que assessora a atividade.

10.2. A plataforma do Google Meet, disponibiliza a Sala temática, que pode ser usada como Sala de Apoio. Deve ser criada pelo presidente da banca, que por sua vez adicionará os membros da banca e secretaria do programa.

Caso o orientador/presidente prefira criar uma nova sala virtual, deverá disponibilizar o link aos membros da banca da Sala de Apoio e secretaria do programa. Ao acessarem a Sala Virtual de Apoio no Google Meet, o presidente da banca deve garantir que os membros da banca tenham desativado o áudio da Sala Virtual que acontece a Atividade , onde está o aluno, convidados/participantes externos aguardando o retorno da banca.

10.3. Na plataforma ConferênciaWeb, da Rede Nacional de Pesquisa, o próprio sistema disponibiliza a Sala Virtual de Apoio, que pode ser criada pelo presidente da banca, que por sua vez adicionará os membros da banca.

10.4. Na Sala de Apoio, junto aos membros da banca, o orientador procede à avaliação da atividade. Ao final cada membro deve emitir seu parecer final pelos conceitos:

- "Recomendado" ou "Não Recomendado", para a atividade de exame de qualificação; ou

- “Aprovado” e “Reprovado”, para a atividade de defesa.


a. Os membros da banca se acharem necessário podem sugerir modificações para a versão definitiva, devendo encaminhar, posterior a atividade, para o orientador, que repassará ao aluno as sugestões de correções.

b. No caso da atividade de defesa, o orientador deve, de forma sucinta, realizar comentários das modificações sugeridas pela banca na página da ATA destinada a esta finalidade.

 

11. O Orientador/Presidente, concluída a avaliação, após emissão do parecer final, deve convidar os membros da banca a retornarem a Sala Virtual da Atividade, onde estão presentes o aluno e convidados/público externo, para informar o Parecer Final ao aluno.

 

12. O Orientador/Presidente após retornar a Sala Virtual, antes da leitura final do Parecer, deve:

12.1. Informar aos membros da banca que a declaração de participação na Atividade de defesa será encaminhada pela secretaria do programa, para o e-mail do professor informado pelo orientador no formulário de solicitação de banca, após a assinatura eletrônica da ATA no SIPAC.


Orientação para os discentes, referente a assinatura de documentos:

Outros >> auxílio financeiro/assinatura de documentos no SIPAC >> Processos >> assinar documentos 


13. O Orientador/Presidente para encerrar a atividade, o orientador agradece a presença de todos, tece suas considerações finais e informa o Parecer Final da Banca.

13.1. O orientador pode passar a palavra ao aluno para que faça considerações e agradecimentos finais.

13.2. O orientador também pode passar a palavra a outros presentes, caso deseje.

 

14. O Orientador/Presidente, ao final, deve informar que a sessão está encerrar, e por fim encerrar a gravação e concluir a transmissão.

 

 

Exame de

Qualificação

Defesa de

Mestrado

Defesa de

Doutorado

Abertura

5 minutos

5 minutos

5 minutos

Apresentação do aluno

40 minutos

40 minutos

40 minutos

Cada Membro Externo

30 minutos

30 minutos

30 minutos (cada membro)

CadaMembroInterno

30minutos

30minutos

30minutos(cadamembro)

ConclusãEncerramento

15minutos

15minutos

15minutos

 

Total 2horas

Total 2horas

Total 3horas


 

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