Banca de DEFESA: ANDRE BOSCATTO

DISCENTE: ANDRE BOSCATTO
DATA: 21/05/2012
LOCAL: Departamento de Educação Física - DEF/UFRN

ESTILO DE VIDA, TEMPO LIVRE DE LAZER E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES DO MEIO-OESTE CATARINENSE

Estilo de Vida, Atividades de Lazer, Composição Corporal, Adolescente

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

O objetivo do presente estudo foi verificar a relação entre o estilo de vida, tempo livre de lazer e composição corporal de escolares do 9º ano do ensino fundamental (n=228) de cidades do meio-oeste catarinense. Foi utilizado o Questionário de Comportamento dos Adolescentes Catarinenses (COMPAC) para avaliar o estilo de vida, considerando Ativos os escolares que, durante a semana, acumulavam 300 ou mais minutos de atividade física moderada ou vigorosa (AFMV). Foi utilizado o tempo de 2 horas ou mais/dia para determinar o tempo excessivo de uso de TV, computador e vídeo game. Para analisar a composição corporal foram utilizados dois critérios: o Índice de Massa Corporal (IMC) e o Somatório de Dobras Cutâneas (ΣDC). Foi verificada uma proporção de 67,3% de meninas e de 68,7% de meninos Ativos e mais de 98% dos escolares faziam uso excessivo de tempo de TV, computador e videogame. Na classificação por ΣDC, a maior parte dos meninos apresentou níveis ótimos ou baixos de composição corporal, enquanto mais da metade das meninas foram classificadas em níveis altos. Já para o IMC, a maioria dos meninos e meninas não apresentou excesso de peso. Houve diferença significativa na comparação do total de minutos relatados por semana de AFMV entre os grupos, segundo critério de ΣDC e IMC para meninas, mas não para IMC nos meninos. Conclui-se que os escolares com maior acúmulo em minutos de AFMV apresentaram melhores indicadores de composição corporal, porém não foi encontrada diferença significativa quando comparados os grupos ativos com os inativos, segundo critérios usados.

Interno - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Presidente - 381035 - MARIA IRANY KNACKFUSS