Banca de DEFESA: FRANCISCO IROCHIMA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FRANCISCO IROCHIMA PINHEIRO

DATA: 01/07/2011

HORA: 08:30

LOCAL: Sala de Reuniões CONSEC-CCS

TÍTULO:

NOVO MÉTODO DE APLICAÇÃO DE DROGAS EM CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

1.Sistemas de Liberação de Medicamentos/Métodos.  2.Procedimentos Cirúrgicos Oftalmológicos.  3.Mitomicina C/ Administração e dosagem.  4.Patentes.


PÁGINAS: 80

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Medicina

RESUMO:

A aplicação tópica corneana do antimitótico mitomicina C (MMC) durante as cirurgias refrativas ainda é caracterizada por uma falta de padronização e grande empirismo. Por isso, a criação de um sistema capaz de disponibilizar a droga de forma padronizada representa uma inovação que vem beneficiar os pacientes submetidos àqueles procedimentos. Objetivo: Elaborar um novo sistema de aplicação da MMC durante o período transoperatório da cirurgia de ceratotomia fotorrefrativa (Photorefractive keratectomy- PRK) com posterior depósito do Pedido de Patente. Métodos: O projeto representou um estudo experimental in vitro para criação de um sistema de liberação de MMC a 0,02%. A droga foi impregnada em discos estéreis de papel filtro do tipo Whatman® 41 com 8 mm de diâmetro. Após o processo de secagem, os discos foram aplicados em placas de antibiograma semeadas com Staphylococcus epidermidis (American Type Culture Collection – ATCC 12228), recebendo em seguida uma gota de água estéril. Decorrido o período de 1 minuto, os discos foram removidos e as placas incubadas por 48 horas a 35oC. O volume médio das gotas de frascos de colírios foi medido pelo método de pesagem em balança analítica. O halo de inibição, em milímetros, foi correlacionado com a dose da MMC impregnada no disco. Com o delineamento da invenção, procedeu-se o Depósito do Pedido de Patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Resultados: A correspondência entre os halos de inibição produzidos pela MMC indicou a dose de 16µg como a ideal para ser impregnada nos discos. O volume médio de uma gota obtida dos frascos de colírios foi 37,7 µL. Com a aplicação de uma gota de solução salina balanceada e após o período de um minuto, o sistema liberou uma concentração considerada adequada para a cirurgia de PRK. Conclusão: Um novo sistema de aplicação de MMC foi criado para sua aplicação transoperatória na ceratotomia fotorrefrativa (PRK).  A publicação do Pedido de Patente sob o número PI 0704739-8 outorga aos autores a prioridade exclusiva de sua propriedade intelectual. A pesquisa teve o patrocínio da Ophthalmos Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos S.A. (São Paulo-SP, Brasil) e a indispensável contribuição científica de pesquisadores das áreas de Farmácia, Medicina, Biologia, Estatística e do Direito, revestindo o trabalho de um caráter multidisciplinar, requisito inerente às exigências do Programa de Pós-graduação de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 001.904.036-91 - FERNANDO OREFICE - null
Externo ao Programa - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2329907 - JEANCARLO FERNANDES CAVALCANTE
Externo à Instituição - ANSELMO GOMES DE OLIVEIRA - UNESP
Externo à Instituição - MARCELO BEZERRA DE MELO DE MENDONCA - UFPE
Notícia cadastrada em: 23/06/2011 20:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao