Banca de QUALIFICAÇÃO: SONIA MARIA FERNANDES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SONIA MARIA FERNANDES DA COSTA

DATA: 29/07/2010

LOCAL: Sala do PPGCSa

A declaração nutricional como instrumento de informação na educação nutricional dos consumidores

Rotulagem nutricional; defesa do consumidor; educação alimentar e nutricional.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Medicina

Objetivo. Determinar a prevalência de utilização da declaração nutricional presente nos rótulos dos alimentos na orientação nutricional dos consumidores e sua associação com variáveis sócio-demográficas e identificar as medidas por eles apresentadas para que a mesma venha a ser mais bem utilizada como instrumento de informação na educação nutricional. Métodos. Estudo transversal em que foram arrolados 368 indivíduos em Natal/RN, Brasil, em 2008; selecionado aleatoriamente em 23 estabelecimentos supermercadista. Os dados foram analisados utilizando-se o SPSS 15.0. Na análise estatística se realizou o teste do Qui-quadrado, considerando-se um nível de significância de 5%.Resultados. Identificou-se que 41,6% dos consumidores consultam a declaração nutricional para seus controles dietoterápicos de determinadas doenças crônico não transmissível e 35,7% para escolher alimentos mais saudáveis. Os dados demonstram associação significativa da motivação escolhas alimentares mais saudáveis com os níveis mais elevados de renda familiar e escolaridade (p<0,0001). As medidas referidas para que a declaração nutricional seja mais bem compreendida e utilizada foram: 73,9%, informação e orientação sobre a declaração nutricional realizada por profissionais qualificados nos supermercados, por parte do estabelecimento e fabricante dos produtos, 42,9%, divulgação na mídia sobre o que é a informação nutricional e sua importância e finalidade. Conclusões. Os consumidores apesar dos ruídos de comunicação, utilizam a declaração nutricional para a orientação nutricional, denotando associação com algumas variáveis sócio-demográficas. No entanto, eles anseiam que sejam implementadas medidas de intervenção que poderão ser contextualizadas no âmbito das Políticas de Alimentação e Nutrição, para resignificar a declaração nutricional como instrumento de educação nutricional cidadã.

Interno - 262.775.733-49 - CARLOS ANTONIO BRUNO DA SILVA
Interno - 012.331.574-34 - FRANCISCO IVO DANTAS CAVALCANTI