Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÉBORA BATISTA
DATA : 19/07/2021
HORA: 09:30
LOCAL: DEFESA REMOTA - meet.google.com/qpf-tiyq-woy
TÍTULO:

EXTRATO DE FOLHA DE LICANIA RIGIDA: EFEITO PROTETOR SOBRE O ESTRESSE OXIDATIVO, ASSOCIADO A ASPECTOS CITOTÓXICOS, MUTAGÊNICOS E PRÉ-CLÍNICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

estresse oxidativo, planta, toxicidade.


PÁGINAS: 22
RESUMO:

A biodiversidade vegetal brasileira é uma rica fonte alternativa de compostos bioativos, uma vez que extratos derivados de plantas e / ou seus metabólitos secundários apresentam propriedades potenciais para o tratamento de diversas doenças. Uma dessas plantas é a Licania rigida Benth (Família Chrysobalanaceae), uma grande árvore perenifólia distribuída nas regiões semiáridas brasileiras, que apesar de seu uso na medicina popular ainda é pouco estudada. Desse modo, este estudo avaliou por métodos padronizados, toxicidade oral aguda e subcrônica, mutagenicidade e citotoxicidade in vivo e in vitro do extrato aquoso de folhas de L. rigida (AELr), bem como seu efeito protetor contra estresse oxidativo. Nenhum efeito tóxico e genotóxico foi observado pelos ensaios in vitro e in vivo após a exposição de cultura de células, ratos Wistar e Drosophila melanogaster a diferentes concentrações do extrato. Quanto ao efeito antioxidante, o extrato exibiu efeito protetor ao diminuir a peroxidação lipídica determinada pelo malondialdeído. Nenhuma mudança foi observada para glutationa (GSH), superóxido dismutase (SOD), glutationa peroxidase (GPX). Portanto, os dados apóiam o potencial do AELr para fins terapêuticos com base no conhecimento popular. Não obstante, mais estudos são necessários para validar sua aplicação farmacológica para o desenvolvimento de uma formulação fitoterápica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346847 - MARIA DAS GRACAS ALMEIDA THORNTON
Interno - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Externa à Instituição - ANA KATARINA MENEZES DA CRUZ SOARES - UnP
Notícia cadastrada em: 15/07/2021 18:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao