Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FERNANDES DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA FERNANDES DE CARVALHO
DATA : 01/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: sala de aula do PPGCSa
TÍTULO:

Oxacilina magneticamente guiada para tratamento de infecções de S. aureus Meticilino-resistentes em ratos


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia magnética. Nanoparticulas de magnetita. Staphylococcus aureus Meticilino-Resistentes. Ratos.


PÁGINAS: 10
RESUMO:

Objetivo: Avaliar o efeito da oxacilina ligada à nanopartículas magnéticas em modelo de infecção em ratos.

Métodos: Doze ratos Wistar pesando 290±18g foram randomicamente divididos em quarto grupos (n=6, cada) e todos os ratos tiveram um anel magnético suturado em sua coxa direita. Nos ratos do grupo de biodistribuição, 0.1mL de 99mTc-magnetita (0.66 MBq) foram injetados por via intravenosa e, após 30 minutos, a biodistribuição de 99mTc-magnetita foi avaliada nas coxas direita e esquerda. O outro grupo foi inoculado com MRSA em cada músculo da coxa. No grupo 1, foi administrado aos ratos, um controle de magnetita por via intravenosa; no grupo 2  foi administrado Magnetita- oxacilina, no grupo 3, o controle sem tratamento, foi administrada solução salina. Após 24 horas, as amostras de secreção dos músculos infectados foram colhidas para análises microbiológicas, e amostras dos músculos das coxas, pulmão e rins foram obtidas para a histologia.

Resultados: O retenção de 99mTc-magnetita foi três vezes superior no músculo da coxa direita ( com o ímã externo) que na esquerda. Nos grupos com administração de magnetita e de oxacilina-magnetita, a contagem de unidades formadoras de colônias foi significativamente menor nos animais que receberam tratamento que nos controles. A reação inflamatória em amostras de músculo e pulmão foram significativamente menores no grupo tratado com oxacilina-magnetita que nos demais (p<0.001).

Conclusão: Este estudo confirma o potential antimicrobiano de nanopartículas magneticas frente a cepas de S. aureus Meticilino-Resistentes, que, com o acréscimo na concentração do antibiótico no local da infecção, positivamente influencia o tratamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6345702 - ARTUR DA SILVA CARRICO
Externo ao Programa - 1164475 - MAIZA ROCHA DE ABRANTES
Externo ao Programa - 2477216 - NAISANDRA BEZERRA DA SILVA FARIAS
Notícia cadastrada em: 19/07/2017 15:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao