Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE DE SOUZA MARINHO DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE DE SOUZA MARINHO DO NASCIMENTO
DATA : 02/12/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Carl Peter Von Dietrich - Departamento de Bioquimica
TÍTULO:

A PLANTA ANTI-OBESIDADE BACCHARIS TRIMERA (LESS.) DC APRESENTA EFEITO ANTIADIPOGÊNICO POR INIBIR A EXPRESSÃO DE PROTEÍNAS ENVOLVIDAS NA DIFERENCIAÇÃO DE ADIPÓCITOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Baccharis trimera, adipogênese, antioxidante, fatores de transcrição adipogênicos, ácido clorogênico.


PÁGINAS: 19
RESUMO:

Baccharis trimera (Less.) DC (carqueja) é popurlamente usada para produzir um tônico que é consumido no tratamento da obesidade. Neste estudo, nós obtivemos três extratos de Baccharis, aquoso (AE), decoco (AE-D) e metanólico (ME) e suas propriedades antioxidante, em seis diferentes testes, e antiadipogênico, em células 3T3-L1, foram investigados. Os extratos mostraram atividade antioxidante em todos os testes de forma dose-dependente. AE foi o mais potente nos ensaios de quelação de íons ferro e cobre, AE-D foi o mais potente nos ensaios de sequetro de radicais superóxido e hidroxila, ensaio de poder redutor e capacidade antioxidante total. Somente ME mostrou efeito citotóxico contra células 3T3-L1. A acumulação de lipídios diminuiu nos adipócitos 3T3-L1 na presença dos extratos (de 0,5 a 1,0 mg/mL). Em adição, eles atenuaram drásticamente os níveis dos fatores de transcrição adipogênicos: C/EBPα, C/EBPβ e PPARγ, durante a adipogênese. Com destaque o extrato AE-D (1,0 mg/mL), que causou aproximadamente 90% de redução dos níveis dessas moléculas. Análises químicas revelaram o ácido clorogênico como principal composto ativo antiadipogênico em AE-D e AE. Nós propomos que B. trimera tem efeito antiadipogênico e fornecemos as evidências científicas para sua eficácia para o desenvolvimento de alimentos funcionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2578619 - ANA HELONEIDA DE ARAUJO MORAIS
Externo à Instituição - ARIANE FERREIRA LACERDA - UFRN
Presidente - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Notícia cadastrada em: 01/12/2016 09:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao