Banca de DEFESA: ARNOBIO DA PENHA PACHECO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARNOBIO DA PENHA PACHECO
DATA: 26/06/2015
LOCAL: CONSEC - CCS

IMUNOBIOLÓGICOS NA PSORÍASE GRAVE: Avaliação do impacto terapêutico na qualidade de vida dos pacientes

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Fundamentos: A psoríase é uma doença inflamatória crônica imunomediada, multifatorial, podendo estar associada a comorbidades, interferindo na qualidade de vida4,5. Nas placas eritêmato-escamosas psoriásicas ocorre ativação de linfócitos Th1 e Th17 que liberam citocinas pró-inflamatórias como TNF-α e Interleucinas8. Objetivos: Avaliar o perfil e a qualidade de vida dos pacientes tratados com os imunobiológicos Infliximabe, Adalimumabe, Etanercepte e Ustekinumabe. Métodos: O levantamento de dados clínicos epidemiológicos, terapêuticos e o impacto na qualidade de vida dos 61 pacientes foram realizados através de avaliações clínicas, aplicação de questionários, entrevistas, depoimentos e análise dos prontuários do Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de março de 2014 a março de 2015. Os pacientes incluídos no estudo foram tratados com imunobiológicos de março de 2008 a março de 2015. Resultados: Dos pacientes estudados, 17 iniciaram o tratamento com Adalimumabe, 15 com Infliximabe e 5 com Etanercepte. Os resultados mostraram que 37 pacientes (60,7%) controlaram a psoríase com um único imunobiológico; 15 pacientes (24,6%) com um segundo imunobiológico; 6 pacientes (9,8%) com o terceiro imunobiológico e apenas 3 pacientes (4,9%) precisaram utilizar o quarto imunobiológico, o Ustequinumabe, para obter efetiva resposta terapêutica.

Conclusões: Os imunobiológicos representam recurso terapêutico importante para as formas graves de psoríase. A perda de resposta terapêutica pode requerer mudanças desses medicamentos. Neste estudo, constatou-se, em relação a todos os pacientes, excelente resultado terapêutico, com escassos efeitos adversos e elevado índice de adesão ao tratamento, proporcionando-lhes reabilitação pessoal, reintegração familiar, social e profissional.

Interno - 346138 - ALDO DA CUNHA MEDEIROS
Externo à Instituição - CARLA WANDERLEY GAYOSO - UFPB
Externo à Instituição - JADER FREIRE SOBRAL FILHO - UFPB
Externo ao Programa - 346909 - PEDRO BEZERRA DA TRINDADE NETO