Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO NASCIMENTO DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO NASCIMENTO DE QUEIROZ
DATA: 19/10/2012
HORA: 14:30
LOCAL: CCHLA - Setor II Bloco A Sala 3
TÍTULO:

Eu pensei que ia sair daqui falando Inglês”: Os papéis sociais atribuídos por alunos de um curso de Letras/Inglês sob a perspectiva sistêmico-funcional


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Inicial de Professores de Inglês, Pronomes, Papéis, Atores Sociais, Interpessoalidade.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Pesquisas na área de formação de professores de inglês como língua estrangeira (CELANI, 2003, 2004, 2010; PAIVA, 2000, 2003, 2005; VIEIRA-ABRAHÃO, 2010) dimensionam a complexidade de contextos da sala de aula de formação inicial em aliar o ensino da língua com a prática social e profissional do futuro professor. Nessa perspectiva, a pesquisa aqui relatada baseia-se em um corpus composto de entrevistas transcritas de 14 alunos de um Curso de Letras/Inglês (CLI) de uma universidade pública localizada no interior da Amazônia Ocidental e suas opiniões sobre a reformulação currículo do curso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas e questionários para traçar o perfil dos alunos do CLI concentrados em Grupo 1, com os alunos do 1º e 3º períodos do currículo de 2009, e o Grupo 2, com os alunos do 5º e 7º períodos do currículo de 2006. O objetivo central é identificar os tipos de pronomes, os papéis e os atores sociais representados nas opiniões dos alunos em relação ao currículo de sua formação inicial. Inicialmente, o aporte teórico enfoca os desafios do percurso histórico e contemporâneo dos programas de formação inicial de professores de línguas (PAVAN E SILVA, 2010; ALVAREZ ; 2010;  LIBERALLI, 2010; MAGALHÃES, 2010; VIANA, 2011 E PAVAN, 2012). Para a perspectiva teórica e analítica, estamos apoiados na Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) de Halliday (1994), Halliday e Hasan (1989), Halliday e Matthiessen (2004), Eggins (1994, 2004) e Thompson (2004). Focamos nos conceitos da Interpessoalidade, especificamente acerca dos papéis abordadas por Delu (1990), Thompson e Thetela (1995), e outros trabalhos em português como os de Ramos (1997), Silva (2006) e Cabral (2009). A Teoria da Representação dos Atores Sociais apresentada por van Leeuwen (1997, 2003) é parte complementar para identificarmos o caráter sociológico dos atores sociais representados no discurso dos alunos. Com este panorama, o percurso proposto para análise percorre três níveis principais: os pronomes (nível gramatical), os papéis (nível semântico) e os atores sociais (nível discursivo). Para proceder á análise das marcas interpessoais presentes nas opiniões dos alunos, utilizamos o programa computacional WordSmith Tools (SCOTT, 2010), e suas ferramentas Wordlist (Lista de Palavras) e Concord (Concordanciador) para quantificar os pronomes Eu, Você e Eles que caracterizam os papéis e os atores sociais. Os resultados demonstram que os alunos atribuem papéis para si mesmos quando expressam o processo inicial de seu aprendizado com o inglês, além de relacionarem suas expectativas com o futuro da prática profissional. Os outros papéis nomeiam os professores e o curso que marcam sua formação como aluno e futuro professor. Destas evidências emergem os atores sociais representados pelos alunos ao atribuírem os papéis de si mesmos em relação aos professores e o curso. Estes atores sociais representados nas opiniões dos alunos refletem a inclusão dos papéis atribuídos para as ações expressas acerca da sala de aula de sua formação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1228220 - CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA
Interno - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Presidente - 1555334 - ORLANDO VIAN JUNIOR
Notícia cadastrada em: 04/10/2012 16:00
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