Banca de DEFESA: DANIEL DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL DANTAS
DATA: 27/04/2012
HORA: 14:30
LOCAL: CCHLA - Auditório D
TÍTULO:

A argumentação como elemento discursivo na mídia digital: um estudo sobre o Blog “Fatos e Dados”


PALAVRAS-CHAVES:

Estudos da Linguagem; Linguística Aplicada; Argumentação; Cibercultura; Representação social


PÁGINAS: 212
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Esta tese estuda a utilização da argumentação como elemento discursivo em mídias digitais, em particular os blogs. Analisamos o Blog "Fatos e Dados", criado pela Petrobras no contexto de denúncias de corrupção que culminaram na instalação de uma CPI para investigar a empresa no âmbito do Congresso Nacional. Pretendemos compreender a influência que os elementos discursivos acionados pela argumentação exercem em blogs e sobre o agendamento de temas. Para tanto, trabalhamos com noções de argumentação em diálogo com questões de linguagem e discurso a partir da obra de Charaudeau (2006), Citelli (2007), Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005). Foucault (2007, 2008a), Bakhtin (2006) e Breton (2003). Observamos, também, nosso objeto a partir das perspectivas das representações sociais, de onde procuramos esclarecer conceitos como imagem pública e o uso das representações como elementos argumentativos, tomando em consideração a obra de Moscovici (2007). Consideramos,também, as reflexões acerca de hipertexto e do contexto da cibercultura, com autores como Lévy (1993, 1999, 2003), Castells (2003) e Chartier (1999 e 2002), e de questões de análise do discurso, principalmente em Orlandi (1988, 1989, 1996 e 2001), como também em Foucault (2008b). Aproximamo-nos de nosso objeto a partir de uma perspectiva de estudo de caso para coleta de dados, realizando um recorte de 118 posts publicados nos primeiros 30 dias de existência do Blog "Fatos e Dados" (entre 2 de junho e 1 de julho de 2009), sendo analisados detalhadamente os dez primeiros.

Um blog corporativo tem como objetivo explícito defender pontos de vista e imagem pública da organização, e, por isso mesmo, utiliza elementos das representações sociais para construir seus argumentos. Perpassa a todo o Blog, como principal critério de noticiabilidade, inclusive nos posts que analisamos, a credibilidade da Petrobras como fonte das informações. Surgem, também, nos posts analisados os valores-notícia da inovação e relevância. A polêmica que o Blog travou com a imprensa resultou de uma inadequação e falta de preparação da mídia para lidar com um blog corporativo que soube explorar as características de liberação do polo da emissão na cibercultura. O Blog é uma manifestação discursiva falada em uma situação histórica concreta, cuja compreensão e atribuição de sentido se realiza a partir das relações sociais estabelecidas entre sujeitos que, boa parte das vezes, se colocam em formações discursivas e posições ideológicas disputa entre si – essa disputa interfere também nos movimentos de leitura e na produção de leitura. Concluímos que as relações intersubjetivas que ocorrem nos blogs alteram, na forma das técnicas argumentativas utilizadas, as noções de noticiabilidade, interferindo no agendamento de notícias e na organização das informações em veículos da mídia digital. Restou claro, também, a influência que os elementos discursivos acionados pela argumentação exercem, na mídia digital, procurando redimensionar e ressignificar quadros da realidade por ela veiculados em relação aos sujeitos-leitores. Os blogs passaram a fazer parte do cenário informativo com a emergência da Internet e conseguem interferir de um modo mais efetivo na organização do agendamento da mídia a partir da utilização consciente de elementos argumentativos nos seus posts. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1350248 - ADRIANO LOPES GOMES
Externo à Instituição - FRANCISCO CLAUDIO CORREA MEYER SANT'ANNA - NENHUMA
Interno - 6345753 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - PEDRO NUNES FILHO - UFPB
Interno - 2211871 - RENATA ARCHANJO
Notícia cadastrada em: 12/04/2012 15:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao