Quadro de disciplinas para 2023.1

Tópicos em LTD

Tópicos em LTD:

1)      Processamento de expressões referenciais - aceita alunos especiais

2)      "Análise textual do discurso religioso”

3) Atividades metalinguísticas em processos de escritura e tradução de textos

1) Edvaldo Bispo

2) Sulemi Fabiano ; Graça Soares ; Luis Passeggi - a disciplina aceita alunos especiais.

1 Clemilton

2. Alice

3. Angélica

Maria Alice Tavares

1)      Mahayana

2)      Graça Soares ; Luis Passeggi ; Alessandra Castilho  - a disciplina aceita alunos especiais.

3) Maria Hozanete - Aceita alunos especiais

LINGUÍSTICA APLICADA

1) Estudos de Letramento

A disciplina aceita alunos especiais

Teorias Contemporâneas do Discurso

Tópicos em LA

Ensino de argumentação emancipatória

Aceita alunos especiais

Maria do Socorro Oliveira e Ivoneide

Maria da Penha  e Cellina

Glícia A. Tinoco

LITERATURA COMPARADA

1) Literatura e tradição

2) Poéticas em suas múltiplas experimentações

Teorias Críticas  da literatura

Tópicos em LC

Docente(s)

1)Katia Aily (não aceito alunos especiais)

2) Orison (aceito alunos especiais)

Mauro Dunder ;

Rosanne Araújo ;

André Pelinser

(Aceitamos alunos especiais)

Mauro Dunder - Literatura de Autoria Feminina e Crítica Feminista (aceito alunos especiais)

Antonia Marly Moura da Silva

O conto brasileiro contemporâneo

(aceito alunos especiais)

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. As disciplinas que aceitam alunos especiais estão indicadas no quadro com a oração “Aceita(m) alunos especiais” . Aquelas em que NÃO há essa indicação somente aceitam alunos regulares do curso.

2.  TODAS AS DISCIPLINAS SERÃO REALIZADAS NO TURNO VERPERTINO, ENTRE 14H E 17H30 ( DEPENDENDO DA DISCIPLINA, ALGUMAS TERMINAM MAIS TARDE ( 18H ).

EMENTAS TÓPICOS AVANÇADOS 2023.1

Literatura de Autoria Feminina e Crítica Feminista (Mauro Dunder) - a questão da autoria na literatura escrita por mulheres; a ginocrítica de Elaine Showalter; as vertentes da crítica literária feminista; visões do feminismo na contemporaneidade.

O conto brasileiro contemporâneo(Antonia Marly): O conto brasileiro: tradição e renovação do gênero. Tendências do conto contemporâneo no Brasil:  seus mestres, seus expoentes e imbricações com o simbólico e o ideológico que o tangenciam.

Variação Discursiva (Maria Alice Tavares): Introdução à sociolinguística variacionista. Variação discursiva: aspectos teórico-metodológicos. Fenômenos de variação discursiva no português brasileiro e em outras línguas. Variação discursiva e gênero textual. Variação discursiva e ensino de língua portuguesa.

Processamento de expressões referenciais (LTD - Mahayana): O problema do processamento online da referência. Teorias de processamento anafórico e discursivo nos estudos psicolinguísticos. Resolução de ambiguidade, produção de expressões referenciais e modelos probabilísticos de processamento e cognição.

Ensino de argumentação emancipatória (Glicia Marili) : Proposta de ensino de argumentação que se fundamenta na Linguística Aplicada, nos estudos de letramento de vertente sociocultural, nos estudos de argumentação como processo interacional e na perspectiva da educação crítica e emancipatória. Aspectos teóricos e metodológicos. Pesquisas em desenvolvimento no Brasil e no exterior. Relações dessa proposta com a Base Nacional Comum Curricular. Perspectivas de aplicação em salas de aula de educação básica e ensino superior.

Notícia cadastrada em: 31/01/2023 14:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao