Banca de QUALIFICAÇÃO: STEPHESON RAY DE OLIVEIRA

DISCENTE : STEPHESON RAY DE OLIVEIRA
DATA : 12/12/2022
LOCAL: Pela plataforma google meet

PROJETO DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

QUESTÕES DE CIDADANIA NA PANDEMIA

Palavras-chave: Projeto de Letramento; Argumentação; Ensino RemotoEmergencial; Cidadania.

RESUMO

A pandemia de Covid-19 levou a mudanças nas vidas das pessoas, especialmente daquelas vinculadas à educação, impactando a realização de suas atividades. Tais mudanças exigiram uma reconfiguração do modo de funcionamento da escola, a qual teve de buscaralternativas para garantir o acesso às práticas educativas em um novo formato.Dentre as exigências para se adaptar a esse novo tipo de ensino, exigiram-se, da escola e do professor,a implementação de práticas pedagógicas e metodologiasinovadoras, mediadas por tecnologias, devido ao caráter emergencial assumido, noperíodo pandêmico, pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Isso emergiu com um desafio para professores e alunos, especialmente aqueles das escolas públicas brasileiras.Partindodessa problemática, esta pesquisa tem por objetivo investigar se os projetos deletramento podem contribuir no processo de alfabetização e letramento voltado paraa formação cidadã de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental nesse novotipo de ensino exigido no contexto pandêmico.Teoricamente, o estudo estáfundamentado nos estudos de letramento de vertente sociocultural, que assumemleitura e escrita como práticas sociais; nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, quepropõem a abordagem da linguagem e o trabalho com os gêneros discursivos noprocesso de interação social, além de contribuições da Nova Retórica, cujospressupostos concebem o gênero discursivo como ação social. Metodologicamente,a pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada e se configuracomo uma pesquisa-ação.Os dados foram gerados no ano de 2021, na Escola EstadualProfessor Severino Bezerra, em Tangará/RN, em uma turma do 5º ano, EnsinoFundamental. Na análise dos dados, assume-se uma abordagem qualitativa einterpretativista. Os resultados preliminares revelaram a melhoria da formação leitorae escritora dos alunos e uma maior familiaridade deles com gêneros argumentativos,além de maior domínio das tecnologias nas práticas de letramento escolarizadas. Aoassumir a prática social como o eixo organizador do ensino, o projeto de letramentoredimensionou os processos de alfabetização e letramento dos educandos, tornandoas práticas letradas mais significativas para eles, emotivando-os para a aprendizagemda leitura e da escrita.A partir de diferentes práticas de leitura e do trabalho comgêneros discursivos como charges, notícias, reportagens etc., desenvolvidas emoficinas de letramento, os educandos aprenderam a escrever textos argumentativosde diferentes gêneros (comentário, artigo de opinião etc.), a se posicionarem e adefenderem suas opiniões, tornando-se mais autônomos e críticos. Isso revelou oimportante papel do projeto de letramento na formação crítica, o qual visa formarestudantes para o efetivo exercício da cidadania.

Presidente - ***.525.604-** - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ