Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA FAUSTINO DA SILVA RIBEIRO DE AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA FAUSTINO DA SILVA RIBEIRO DE AGUIAR
DATA : 29/07/2022
LOCAL: meet.google.com/ycg-azvx-tkp

A CONCEPÇÃO DE SENTIDO SEGUNDO JOHN SEARLE E JACQUES DERRIDA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA À LUZ DA LÍNGUÍSTICA DE TEXTO DE EUGENIO COSERIU

sentido; Coseriu; Searle; Derrida; níveis do linguístico.

Os trabalhos de Eugenio Coseriu constituem um relevante aporte teórico sobre o sentido na teoria da linguagem, uma vez que, para este autor, a linguística de texto é uma hermenêutica do sentido, ou seja, trata-se de uma disciplina cuja atribuição central é comprovar e justificar o sentido dos textos. Nesse cenário, esta tese pretende averiguar, sob a ótica dos postulados coserianos, a concepção de sentido em estudos abalizados na filosofia da linguagem como os de John Searle (1995; 2002), um dos continuadores da teoria dos atos de fala, e Jacques Derrida (2006; 2009), expressivo nome do pós-estruturalismo, justificando-se a escolha por entendermos haver entre suas contribuições amplas distinções, sobretudo quanto à definição de signo e à atuação das condições de produção para o reconhecimento do sentido. Assumindo um percurso essencialmente teórico, esta pesquisa se caracteriza, metodologicamente, como bibliográfica, explicativa, de natureza básica, abordagem qualitativa (Gil, 2017; Severino, 2017) e apresenta como objetivo geral descrever e analisar, comparativamente, a concepção de sentido de acordo com Searle e Derrida, utilizando por termo de comparação os três níveis linguísticos – universal, histórico e individual –, segundo Coseriu (1980; 2007). Para tanto, formulam-se como objetivos específicos: a) identificar a concepção de sentido presente nos estudos acima mencionados; b) comparar a concepção de sentido para cada um dos referidos autores e, por fim, c) elaborar, com base nos três níveis, uma síntese para definição do sentido a partir de exemplos de interpretações resultantes do processo de tradução do texto literário, em razão de o dizer poético representar, para Coseriu, a plena funcionalidade da linguagem. No que tange aos resultados, além de contribuir para a difusão da obra de Eugenio Coseriu, é possível constatar, preliminarmente, que a proposta de construção do sentido segundo cada um dos níveis da linguagem representa um considerável recurso para subsidiar as investigações em torno do sentido, preceito este que constitui a base de uma linguística integral coseriana.

Presidente - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interna - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externa à Instituição - ZILDA GASPAR OLIVEIRA DE AQUINO - USP
Notícia cadastrada em: 08/07/2022 09:09