Banca de DEFESA: CÍNTIA DANIELE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

DATA : 31/03/2017
LOCAL: Auditório D - CCHLA

O ALUNO E O PROGRAMA XEQUE-MATE: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS

Linguagem. Linguística Aplicada. Identidade Cultural. Práticas Discursivas. Programa Xeque-Mate.

Analisam-se, neste estudo, as construções identitárias do programa televisivo Xeque-Mate, a partir de discursos de alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O referido programa, produzido pelo Departamento de Comunicação em parceria com a TV Universitária, desde 2002, proporciona aos alunos aprendizados práticos, uma vez que suas diversas atividades são desenvolvidas em um estúdio de TV aberta. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada e, justamente em função dessa ancoragem, se permite outras incursões teóricas, transitando pelos estudos da linguagem e pelos estudos da comunicação social. Esse aparato teórico, em particular o embasamento advindo de pressupostos do Círculo de Bakhtin (noção de discurso, de linguagem e de sujeito) e dos estudos culturais, constituiu o lastro em que se fundamentou a análise do corpus. As análises baseiam-se em questionário online respondido por 23 alunos das habilitações de Jornalismo e Radialismo que participaram do programa durante a graduação. Consideram-se, nesta pesquisa, cronotopos distintos, tempos e espaços que são fundamentais para a constituição desses sujeitos. Os discursos discentes revelam identidades do programa, ora como um espaço de experiências, ora como a oportunidade de aproximar teoria e prática. Essas identidades são construídas e reconstruídas e estão imersas em um conjunto de práticas sociais, esferas e campos determinados.

Presidente - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo à Instituição - JOSÉ RICARDO DA SILVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 02/03/2017 08:24