Banca de DEFESA: MILA THAYNA SUASSUNA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILA THAYNA SUASSUNA FERNANDES
DATA : 01/07/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Chefia do DLLEM
TÍTULO:

EMMA BOVARY - ENTRE LIVROS E ROMANCES


PALAVRAS-CHAVES:

História da Leitura; Romance de formação; Leitura de romances; Emma Bovary.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O presente trabalho busca estudar o romance Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert, mais especificamente a personagem-título, Emma Bovary, e seus hábitos de leitura. O foco da análise consiste em observar como a leitura de romances contribuiu para a formação e o desenvolvimento da concepção de mundo e do imaginário da protagonista, no que concerne a busca pela felicidade no amor e no casamento.

O século XIX consolidou o romance moderno enquanto gênero, e logo, este recebeu a função de servir como fonte de entretenimento. Porém, não muito tempo após seu surgimento, o romance se transformou em uma importante ferramenta para instruir acerca da moral e dos bons costumes, imprimindo, inclusive, algum traço de refinamento nas sociedades. A leitura de romances passou a ser um dos principais passatempos entre as mulheres desse período, sendo, também, o principal meio de instrução para elas, mesmo que nem todos os tipos de textos fossem recomendados às leitoras.

Tendo em vista essas questões, consideramos relevante verificar em que nível a educação literária de Emma Bovary é determinante na formação de seu caráter e de sua personalidade, pois ao longo da narrativa, nos deparamos com alguns textos/autores lidos pela protagonista, portanto, julgamos valioso observar o material de leitura com o qual a personagem se instrui e como eles se relacionam com suas ações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543253 - KATIA AILY FRANCO DE CAMARGO
Externo ao Programa - 41838 - CARLOS EDUARDO GALVAO BRAGA
Externo à Instituição - VALERIA AUGUSTI - UFPA
Notícia cadastrada em: 20/06/2016 14:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao