Banca de DEFESA: MILENA DE MACEDO BARBOSA NASCIMENTO

Data: 13/05/2016
Local: Auditório D
Título:

Práticas de letramento informacional de bibliotecários em formação

Nas últimas décadas, o acesso à informação está cada vez mais sendo ampliado, sobretudo com o advento das tecnologias digitais e sociais. Porém, o grande desafio está em reconhecer e saber utilizar a informação adequada de maneira que venha a atender as necessidades informacionais dos sujeitos. Neste cenário, vislumbrando o Bibliotecário como profissional da informação responsável pela mediação do conhecimento dos sujeitos, procuramos conhecer como os estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte têm usado a informação em seu cotidiano. Dessa maneira nosso objetivo geral é compreender como se estabelecem as práticas e os eventos de letramentos realizados pelos estudantes em formação ao se prepararem para o exercício profissional. Com vistas a atender nosso propósito, buscamos: (i) descrever as atividades práticas de letramento informacional utilizada pelos discentes na busca de novos conhecimentos; (ii) salientar os processos reflexivos dos discentes ao fazer uso de novas informações; (iii) explicitar como os estudantes em formação tem aplicado o conhecimento técnico adquirido em sala nas práticas sociais relacionadas ao fazer profissional. Para embasarmos nossa pesquisa, fundamentamos nos Estudos de Letramento (BARTON; HAMILTON, 1993, 1998, 2000; KLEIMAN, 1995; STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008, 2010), discutidas no presente trabalho enquanto práticas sociais que se inserem nos diversos domínios sociais (OLIVEIRA, 2010; KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009). A análise do letramento informacional terá como suporte teórico os trabalhos de Belluzzo (2002), Hatschbach (2002), Campello (2003), Dudziak (2003), Gasque (2010, 2011). Com a análise dos dados, consideramos que: (i) as atividades usadas para buscar e usar a informação são múltiplas, realizadas em contextos sociais, acadêmicos e tecnológicos, porém percebe-se uma superficialidade em relação ao uso de fontes técnicas e científicas inerentes ao exercício acadêmico e profissional dos futuros bibliotecários; (ii) eles têm consciência crítica e reflexiva quando ao uso das informações e (iii) relataram terem tido raras oportunidades de praticar as técnicas biblioteconômicas gerando assim insegurança no agir profissional.

PALAVRAS-CHAVE:

Palavras-chave: Linguística Aplicada. Estudos de Letramentos. Letramento Informacional. Biblioteconomia – Estudo e ensino.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística