A INJUNÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Livros didáticos de Língua Portuguesa; Leitura, Escrita e Análise linguística; Textos injuntivos
Com esta investigação, objetivamos identificar, descrever, analisar e interpretar como livros didáticos de Língua Portuguesa abordam, a partir da materialidade linguística, efeitos de sentido veiculados em textos predominantemente injuntivos. O corpus deste estudo é constituído por seis coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa inscritas no PNLD 2010, adotadas por escolas públicas do município de Natal e objeto de estudo no âmbito do Projeto Ler/Contar do Observatório de Educação da UFRN. Foram analisados os livros dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, totalizando 12 exemplares, foram selecionadas vinte atividades para análise. Para fundamentar nosso estudo recorremos à discussão teórica de Adam (2001a, 2001b) no que diz respeito aos gêneros discursivos da incitação à ação. Ainda, acompanhamos Koch e Fávero (1987), Koch e Elias (2009), Marcuschi (2002, 2008), Pery-Woodly (2001), Rodrigues (2013), Travaglia (1991, 2007) e Rosa (2007), no que concerne à organização material dos textos injuntivos. Referente às discussões sobre o livro didático amparamo-nos em Choppin (2004, 2009), Batista (2003, 2009), Rojo e Batista (2005), e quanto aos livros didático de Língua Portuguesa adotamos Soares (1998, 2001, 2004) e Buzen e Rojo (2005). Os dados mostram que o imperativo afirmativo é a categoria linguística mais explorada nas atividades de leitura, produção escrita e análise linguística, inexistindo, assim, um trabalho que explore outras formas linguísticas que veiculem o efeito de sentido da injunção.