ASPECTOS DA INTERAÇÃO NA SALA DE AULA: ORGANIZAÇÃO TÓPICA NO DISCURSO DO PROFESSOR E ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Análise da Conversação; Tópico Discursivo, Abertura e fechamento tópico
Este trabalho, que se insere nas linhas de pesquisa da Análise da Conversação, da Perspectiva Textual Interativa e da Linguística de Texto, tem por objetivo descrever, analisar e interpretar aspectos da intereção em sanla de aula no ensino fundamental, explicitando a organização tópica discursiva, totadamente os processos de abertura e fechamento. Embasamo-nos, neste estudo, nos conhecimentos construído por pesquisadores tais como Marcuschi (1990/1991/1998/1999/2003/2004), Kerbrat-Orechioni (2006) Fávero (1999/2002), Galvão (2004/2010) e outros que trazem os pressupostoss da Análise da Conversação; Jubran et al (1992), Jubran (2006), Pinheiro(2005), Galembeck(2012) e outros que nos ofertam contribuições a cerca do tópico discursivo; e nos pressupostos da linguística de texto a parti de Koch(1993/1999/2008) e outros. Metodologicamente, laçamos a mão da pesquisa etnográfica a partir do qual realizamos a coleta de dados em áudio e vídeo, que foram transcritos, seguindo o padrão proposo pelo projeto NURC. Norteou nossa investigação inquietação como: a) Como se organiza a interação entre professor e alunos em sala de aula? b) Como são estruturados hierarquicamente os tópicos os tópicos que evideciam as exigências do plano de ensino? c) Com o Tópico Discursivo é organizado linearmente e desenvolvido na interação em sala de aula? d) Como ocorrem as averturas e fechamentos dos tópicos em sala de aula? Neste sentido, as aberturas tópicas assumiram papel fundamental para a compreensão dos discentes. A presença dos marcadores discursivos, em o marcador 'então' oportunizou compreensão de que esses elementos linguísticos são de fundamental importância na organização tópica, contribuindo para asegurar a coerência textual no transcurso da interação. O processo de fechamento de cada tópico nos mostrou ter havido preocuações da docente em consolidar o tema que discurtido. Concluímos, por fim que a organização do tópico discursivo em sala de aula possibilita que o conteúdo de ensino-apredendizagem seja explicitado tendo em vista as diversas necessidades de um plano voltado para a construção do conhecimento.