Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA PRISCILA DA SILVA

DISCENTE : LUANA PRISCILA DA SILVA
DATA : 29/11/2021
LOCAL: Google Meet - Solicitar Link de Acesso via email: carlos.neco@ufrn.br

Proposta de uma sequência didática interdisciplinar e contextualizada sobre produção de açúcar

produção de açúcar, contextualização, interdisciplinaridade, ensino de química, sequência didática.

O açúcar é uma importante fonte de energia natural e é acessível às pessoas a partir de diferentes fontes alimentícias, o que o caracteriza como item responsável por fornecer sabor e consistência no preparo dos alimentos, fazendo parte do preparo de diversos pratos na cultura brasileira. O principal meio de obtenção deste produto é a cana-de-açúcar cujo cultivo e o processamento afeta diretamente a economia brasileira desde a época colonial, quando o país estabeleceu sua primeira usina de cana-de-açúcar. Com a modernização do setor sucroalcooleiro, a cana-de-açúcar atualmente não é mais só aproveitada para a produção de açúcar, mas também utilizada para a produção de etanol e para a geração de energia. A abordagem desse tema na educação básica apresenta potencialidades para o desenvolvimento de atividades no estudo da química. Dessa forma, o presente trabalho procurou descrever de que forma o desenvolvimento de uma sequência didática sobre produção de açúcar pode contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino médio. A aplicação da sequência didática aconteceu na Escola Estadual Professor Luiz Aprígio localizada no município de Mamanguape/PB. Sua estrutura foi organizada em seis momentos compreendendo a dinâmica das interações do açúcar no organismo, seus diferentes tipos e utilização, além das implicações de suas práticas no passado e no presente brasileiro e suas etapas de produção envolvendo conceitos abordados nas disciplinas de química, biologia e história.  Sob essa ótica, esse tema ganha particular relevância para ser trabalhado em sala de aula de forma interdisciplinar e contextualizada utilizando recursos complementares que ajudam a ampliar as inúmeras possibilidades de interação entre as disciplinas e entre as áreas nas quais algumas disciplinas já se encontram agrupadas, como, por exemplo, a bioquímica no estudo dos carboidratos. No intuito de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, este trabalho apresenta os resultados preliminares de uma sequência de ensino com atividades diversas tais como: debates, leitura de textos, palavras-cruzadas, experimentos demonstrativos e apresentações de vídeos. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa de campo, conforme a participação e observação dos estudantes no decorrer da aplicação das atividades desenvolvidas com os estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola pública do município de Mamanguape/PB, região metropolitana do vale do Mamanguape que é produtora de Cana-de-Açúcar no estado da Paraíba. Os dados coletados no decorrer das atividades foram analisados com base nos referenciais da pesquisa qualitativa e os primeiros resultados sinalizam que o uso de temas que envolvem o cotidiano dos educandos motiva-os no processo de ensino-aprendizagem já que a escola está inserida em um contexto de aplicação. Portanto, nota-se que a sequência didática propicia reflexão e construção de saberes, partindo de um currículo que tem como foco o cotidiano dos alunos, estimulando o processo de ensino, tornando o currículo mais atrativo e ajudando a formar jovens mais conscientes e capazes de aplicar a ciência em suas relações cotidianas.

Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 1138433 - LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR