TELETRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO: Produtividade e relações humanizadas. É possível?
Teletrabalho. Poder Judiciário. Gestores públicos.
A sobrevivência humana envolve o trabalho. O avanço da técnica e as inovações impulsionam arranjos os quais se amoldam às necessidades da sociedade em cada época da história e em cada grupo social. O fenômeno da globalização impulsionou uma nova modalidade de trabalho, que ganhou destaque principalmente com a pandemia do Covid 19. É o caso do teletrabalho. (VILARINHO; PASCHOAL; DEMO; 2021; FALCÃO, 2022; NASCIMENTO, 2021; ANDRADE, OLIVEIRA, PANTOJA; 2019). Nesse contexto, a pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico institucional na perspectiva do gestor público sobre o teletrabalho, no âmbito do Poder Judiciário, para responder ao seguinte questionamento: é possível compatibilizar produtividade e promoção de ambiente humanizado no teletrabalho? O estudo avança na análise das dimensões ética, histórica e normativa do teletrabalho. Apresenta-se uma discussão ética, com ênfase em filósofos como Aristóteles, Kant e Habermans. Seguidamente, mostra-se a contribuição histórica para a compreensão do trabalho como necessidade da própria existência humana. A cultura do gerencialismo na Administração Pública, com foco no Poder Judiciário, é assunto abordado. A pesquisa ainda descreve as primeiras normas sobre o tema no mundo e no Brasil, com abordagem das vantagens e desvantagens, direito à desconexão, teletrabalho para pessoas com deficiência, teletrabalho e possíveis relações com doenças mentais e teletrabalho decente. O público-alvo da pesquisa são os Diretores de Secretaria de Varas do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, que, por meio de preenchimento de formulário de pesquisa e entrevista semiestruturada, apresentaram suas percepções sobre o teletrabalho no período da pandemia e também no momento atual. Para tanto, foi feita uma análise quantitativa e qualitativa, sendo que a análise estatística descritiva serviu de base para inferências generalizadoras de natureza qualitativa (COSTA, 2004). A partir dos resultados da pesquisa, que utilizou como instrumento principal questionário com perguntas abertas e fechadas, algumas utilizando-se a escala de Likert, e pela aplicação de entrevista semiestruturada o estudo conclui que o teletrabalho é um modelo de organização que se tornou uma realidade para o presente e futuro e que os desafios decorrentes de sua implementação exigirão dos gestores habilidades e competências capazes de equalizar o atingimento de metas com o dever de promover ambiente humanizado e decente no contexto virtual.