PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO: A CRIAÇÃO DE UM MODELO DE PLANO INTEGRATIVO DE SUSTENTABILIDADE PARA UNIDADES ACADÊMICAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS
Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade. Universidade. Unidades Acadêmica. Governança Ambiental. Plano de Gestão de Logística Sustentável.
É inegável a importância das Instituições de Ensino Superior (IES) na implantação das agendas ambientais, notadamente pela sua missão precípua de transferência do conhecimento, pesquisa científica e interlocução com a sociedade. Porém, as IES assumem ainda outro papel relevante na consecução dos objetivos ambientais. Por assemelharem-se a verdadeiras cidades, elas são capazes de integrar ações tendentes a redução dos impactos associados também à operação dos seus campus. Neste sentido, este estudo busca criar um modelo de plano integrativo de sustentabilidade destinado as unidades acadêmicas de instituições de ensino superior brasileiras, facilitando a construção de uma comunidade universitária mais sustentável e uma sociedade mais afeta às práticas de sustentabilidade. A operacionalização da pesquisa dar-se-á por meio de um estudo de caso da UFRN, com o intuito inicial de explorar e descrever a sua estrutura de governança ambiental, bem como a existência e/ou estágio de implementação de Planos de Gestão de Logística Sustentávelou instrumentos equivalentes adotados pelas unidades acadêmicas integrantes do Campus Central, aliado a uma pesquisa de campo exploratória para analisar a percepção dos usuários quanto à promoção da sustentabilidade nesses locais, considerando-se aspectos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e operações da unidade institucional. A coleta de dados envolverá pesquisas em documentos institucionais, além da aplicação do questionário Sustainability Assessment Questionnaire (SAQ) direcionado a alunos, professores, funcionários e gestores de unidades. Os resultados preliminares evidenciaram que não existem ações coordenadas de sustentabilidade, bem como as unidades não possuem um PLS ou instrumento congênere, de caráter integrativo, que envolva todos os usuários, a partir das perspectivas de ensino, pesquisa, extensão e operações da unidade.