A VIVÊNCIA DO SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES DE MEDICINA SOB A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL.
Sofrimento psíquico; estudantes de medicina; Fenomenologia Existencial; método fenomenológico.
O presente trabalho investiga os aspectos do sofrimento psíquico entre os estudantes de medicina. Esta população vem sendo tema de estudo no Brasil e no mundo, mas ainda é abordada de forma insuficiente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os aspectos psicológicos que permeiam o processo de formação médica ganharam visibilidade e passaram a ser estudados e debatidos em vários países devido às peculiaridades que envolvem a sua jornada. Os estudantes de medicina vivenciam um ambiente competitivo e exigente, entre uma conjunção de fatores, favorável à instalação do sofrimento psíquico. Além dos elementos externos, as transformações biopsicossociais comuns na fase de transição em que geralmente se encontra o estudante universitário podem contribuir com o quadro de vulnerabilidade. Ainda no processo de seleção para entrada na universidade, o aluno já é inserido em um ambiente extremamente competitivo e estressante. Para se compreender melhor as dificuldades que envolvem a conquista de uma vaga na Universidade, é importante saber como se deu a origem do ensino superior e as dificuldades para estabelecê-lo no país, cujo levantamento histórico será relatado neste trabalho. O presente constructo irá fundamentar-se na ontologia fenomenológico-existencial de Heidegger, fazendo uma íntima relação entre o seu pensamento e o sofrimento psíquico que perpassa o processo de tornar-se médico. A pesquisa será de natureza qualitativa e o método de pesquisa em estudo será o fenomenológico.