Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR MEDEIROS ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIO CESAR MEDEIROS ALVES
DATA : 16/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTA
TÍTULO:

A COMPOSIÇÃO DO MEMBRO INFERIOR INFLUENCIA A PRESSÃO DE OCLUSÃO DO MEMBRO DE FORMA DIFERENTE EM HOMENS E MULHERES E EM DIFERENTES POSIÇÕES CORPORAIS: UM ESTUDO TRANSVERSAL


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia com restrição de fluxo sanguíneo, oclusão arterial do membro, pressão arterial, composição corporal, prescrição de exercício.


PÁGINAS: 15
RESUMO:

Introdução: O treinamento com restrição de fluxo sanguíneo (RFS) é um método eficaz para promover adaptações musculares utilizando baixas cargas, sendo a pressão de oclusão do membro (POM) um parâmetro essencial para sua individualização. A composição corporal e a posição do corpo podem influenciar a POM, mas essas relações ainda são pouco investigadas. Objetivo: Este estudo buscou examinar as associações entre a composição corporal dos membros inferiores e a POM em diferentes posições corporais, além de comparar essas associações entre os sexos. Métodos: Cinquenta e um adultos saudáveis (25 homens e 26 mulheres) participaram deste estudo transversal. A POM foi medida nas posições supina, sentada e em pé utilizando um Doppler vascular portátil e um manguito de 18 cm. A composição corporal foi avaliada por absorciometria por dupla emissão de raios X (DEXA), incluindo massa total, magra e gorda dos membros inferiores, bem como percentual de gordura corporal. Correlações de Pearson e Spearman foram realizadas, estratificadas por sexo e posição. Resultados: Na amostra total, a POM correlacionou-se com a massa total dos membros inferiores nas posições supina (r = 0.335; p = 0.016), sentada (r = 0.375; p = 0.007) e em pé (r = 0.653; p < 0.001). A massa magra correlacionou-se com a POM nas posições supina (r = 0.317; p = 0.023) e em pé (r = 0.586; p < 0.001), mas não na posição sentada, enquanto a massa gorda correlacionou-se apenas na posição sentada (r = 0.286; p = 0.042). Entre os homens, a POM foi positivamente associada à massa magra em todas as posições. Entre as mulheres, a POM apresentou associações mais fortes na posição em pé com massa gorda (r = 0.571; p = 0.002), massa total (r = 0.513; p = 0.007) e percentual de gordura corporal (r = 0.451; p = 0.021).

Conclusão: A POM é influenciada pela composição corporal, com padrões distintos entre os sexos e as posições corporais. Esses achados destacam a importância de considerar a composição corporal e a posição durante a prescrição do treinamento com RFS.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Externo à Instituição - RODRIGO RAMALHO ANICETO - IFRN
Externo ao Programa - 2566849 - WOUBER HÉRICKSON DE BRITO VIEIRA - null
Notícia cadastrada em: 26/11/2025 11:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao