EFEITOS AGUDOS DO EXERCÍCIO AERÓBIO NA OXIGENAÇÃO CEREBRAL, PLANEJAMENTO MENTAL, FLEXIBILIDADE COGNITIVA E RECONHECIMENTO EMOCIONAL EM IDOSOS
fNIRS, exercício, atividade física, cognição, idoso
Objetivos: Investigar os efeitos do exercício aeróbio realizado em intensidade moderada na oxigenação do PFC e nas funções cognitivas, incluindo planejamento, flexibilidade mental e reconhecimento emocional em idosos.
Métodos: Uma amostra de 28 participantes com idade entre 60 e 68 anos foi incluída neste estudo cruzado randomizado e controlado. Cada participante realizou uma sessão de exercícios de 30 minutos em intensidade moderada de acordo com a avaliação do esforço percebido (PSE) e uma sessão controle, separados por 7 dias. O desempenho do planejamento cognitivo (Tower of London), a flexibilidade cognitiva (Wisconsin Card Sorting Test), a tarefa de reconhecimento de emoção facial e a oxigenação cerebral do córtex pré-frontal foram avaliados. A equação de estimativa generalizada foi usada para a análise dos dados.
Resultados: O O2Hb do PFC direito aumentou ao longo do teste cognitivo realizado antes do exercício de ciclismo e das condições de controle (W (5) = 189,262, P <0,001) sem diferença significativa entre eles. Para o PFC esquerdo, o O2Hb também aumentou durante o teste cognitivo realizado antes da intervenção, mas apenas para a condição controle (W (5) = 24,282, P <0,001), entretanto, não houve diferença entre as condições. Para os testes cognitivos realizados após as intervenções, o O2Hb do PFC direito foi maior após o exercício de ciclismo do que a condição de controle (todos P <0,001). No entanto, o O2Hb do PFC esquerdo medido após as intervenções não diferiu entre as condições (todos P> 0,064). O desempenho cognitivo não teve um efeito principal estatisticamente significativo de condições, tempo e interação no desempenho comportamental em todos os testes cognitivos.
Conclusão: Os resultados sugerem exercícios de intensidade moderada como estratégia que favorece o aumento da oxigenação cerebral no córtex pré-frontal, o que pode melhorar o desempenho cognitivo