GYNGYNECOCARE: UM SISTEMA DE APLICATIVOS MÓVEL PARA ATENDIMENTO GINECOLÓGICO E SEXUAL
Ginecologia; Saúde da Mulher; Aplicações Móveis; Educação saudável; Comportamento Sexual
O comportamento sexual de risco, gravidez e infecções sexualmente transmissíveis são eventos relacionadas à expressão sexual feminina. O uso de aplicativos móveis pode ajudar as mulheres nos cuidados de saúde. Para isso desenvolvemos o aplicativo móvel GynecoCare.
Métodos
O desenvolvimento do GynecoCare foi dividido em três etapas. A primeira foi entender o problema, pesquisar as necessidades das mulheres sobre a função sexual e maternidade, definir os objetivos e funções do aplicativo. A segunda etapa envolveu a preparação, produção de conteúdo informativo, seleção da forma de mídia, definição da estrutura de navegação e design da interface. Na terceira etapa, o GynecoCare foi colocado disponível para uso em celular e tablet
Resultados
O GynecoCare foi desenvolvido para o gerenciamento da saúde ginecológica, ciclo menstrual, métodos contraceptivos, sexo, infecções sexualmente transmissíveis e acesso a serviços ginecológicos de emergência pelos usuários. Os dados podem ser registrados e receber dicas sobre os tópicos do aplicativo.
O GynecoCare visa melhorar o monitoramento dos cuidados de saúde íntimos e sexuais, prevenindo gravidezes indesejadas, comportamentos sexuais de risco e infecções sexualmente transmissíveis
Conclusão
O Gynecocare pode ser uma ferramenta tecnológica poderosa e utilizada para auxiliar no gerenciamento da saúde íntima, na promoção da saúde e na adesão a comportamentos adequados, melhorando a qualidade de vida dos usuários.