ANÁLISE DA VALIDADE DISCRIMINANTE DO QUESTIONÁRIO LEDERMAN DE AUTO-AVALIAÇÃO DO PRÉ-NATAL (PSEQ) EM GESTANTES ADULTAS E ADOLESCENTES NO BRASIL
Gravidez, Gravidez na adolescência, Validação, Adaptação psicossocial, Instrumento, Psicometria
Resumo
Introdução: A gravidez configura-se em um processo de adaptação materna caracterizado por transformações em múltiplos domínios da vida. O Questionário Lederman de Auto-avaliação da Gravidez (PSEQ) trata-se de um instrumento especifico de mensuração da adaptação psicossocial à gravidez, desenvolvido em língua inglesa e traduzido e adaptado para o português brasileiro. O objetivo desse estudo é analisar a validade discriminante do PSEQ em gestantes adultas e adolescentes.
Métodos: Trata-se de um estudo observacional, quantitativo que foi desenvolvido em serviços públicos de pré-natal de uma cidade do Nordeste do Brasil. Foram Foram utilizados para a coleta de dados os seguintes instrumentos: 1) Questionário semi-estruturado relacionado às características sócio-demográficas, clínicas e obstétricas; 2) o PSEQ, constando de 7 domínios: “Bem-estar da mãe e do bebê”; “Aceitação da gravidez”; “Identificação com o papel materno”; “Preparação para o trabalho de parto”; “Controle no trabalho de parto”; “Relacionamento com a mãe” e “Relacionamento com o companheiro”. Para a confirmação de significância estatística foi considerado o limite de 5% (p<0,05).
Resultados: A amostra do presente estudo foi composta por 174 gestantes, agrupadas em 139 adultas (79,88 %) e 35 adolescentes (20,11%). Quanto à adaptação psicossocial, pode-se observar que em seis dos sete domínios a maior média foi entre as gestantes adolescentes, o que representa pior adaptação à gravidez. Quanto ao domínio “Relacionamento com o companheiro” este se apresentou discretamente maior entre as adultas. A análise da correlação da idade com os domínios do PSEQ foram baixas e negativas, porém significativas, exceto para os domínios “Relacionamento com a mãe” e “Relacionamento com o companheiro” que não mostraram significância.
Conclusões: O instrumento foi capaz de diferenciar as distintas realidades vivenciadas pelas gestantes, de acordo com a faixa etária em que se dá o processo gravídico. A adaptação psicossocial materna durante a gravidez na adolescência mostrou-se pior quando comparada àquela na fase adulta.