“IMITATING ART” – ESTRATÉGIA INOVADORA DE EDUCAÇÃO MÉDICA: IDENTIFICANDO DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Educação em Saúde. Currículo. Competência profissional.
A prática médica sempre foi concebida como ciência e arte, mas o crescimento da esfera científica em detrimento do afastamento das ciências humanas, tem feito com que este conceito se torne ultrapassado, negando-se a medicina como arte e ciência e com isso perdendo-se habilidades comunicativas, assim como capacidade para dissecar manifestações multiformes da doença e suas relações com o meio social. Com o progresso tecnológico, tem havido valorização de aspectos científicos e técnicos, deixando de dar importância a dimensões relevantes como a dimensão afetivo-atitudinal, repercutindo negativamente no processo de educação. O ensino pautado em artes e humanidades constituem importante ferramenta para o desenvolvimento de valores democráticos originando novos espaços de formação capaz de fomentar criatividade, questionamento e encorajamento de forma prática na capacitação para resolução de problemas. Devemos nos preparar para reformas inovadoras na formação de profissionais de saúde, principalmente no tocante ao interesse em ciências humanas. Este artigo relata os desafios e possibilidades relacionados à criação e implementação da estratégia de ensino “Imitating art” e sua caracterização como estratégia de abordagem ativa, colaborativa que engloba características de atividades como tempestade cerebral, solução de problemas e dramatização e que pode ser usada como instrumento linear de diagnóstico e incremento de competências atitudinais. Um verdadeiro laboratório prático e intermediário entre a vida cotidiana do aluno e sua vida profissional