EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE PICOLINATO DE CROMO NA GLICEMIA, LIPIDEMIA E FERRITINA SÉRICA EM PACIENTES DIABETES TIPO 2 MAL CONTROLADO
Type 2 diabetes, Chromium picolinate, serum ferritin, dyslipidemia, high sensitivity C-reactive protein.
Introdução: O cromo é um mineral essencial,co-atuando com a insulina para o funcionamento normal do metabolismo da glicose e lipídeos.
Objetivo: Avaliar o efeito da suplementação com picolinato de cromo (PicCr) em pacientes diabéticos tipo 2 (DM2).
Desenho: Foi conduzido um ensaio clínico, controlado e randomizado,em 71 pacientes com DM2 mal controlado (HbA1c ≥ 7%), divididos em dois grupos: Pl(n=32), que recebia placebo; e PicCr (n=39), que era suplementado com 600µg PicCr/dia,durante 4 meses. Todos os pacientes recebiam orientação nutricional, conforme recomendações da ADA (american Diabetes Association) e mantinha o uso das suas medicações. Foi realizada análise do consumo alimentar antes e após a suplementação. Foram avaliados os parâmetros: glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, HbA1c, perfil lipídico (colesterol total, colesterol HDL, colesterol LDL e triglicérides), ferritina sérica e Proteína C reativa ultrassensível (PCR-HS). A avaliação dos resultados foi realizada utilizando os testes de Mann-Whitney e Wilcoxon adotando um nível de significância p< 0,05.
Resultados: A avaliação inicial mostrou similaridade entre os grupos (p>0,05) para os parâmetros bioquímicos avaliados e em relação à idade. A suplementação com PicCr reduziu significativamente a glicemia de jejum(p<0,001), a glicemia pós-prandial(p<0,001) e a ferritina sérica (p<0,05), o que não ocorreu no grupo Pl. A HbA1c reduziu significativamente (p<0,001) em ambos os grupos, placebo e PicCr. No entanto, essa redução foi significativamente maior (p<0,05) no grupo PicCr (-1,90) do que no grupo Pl (-1,00). No grupo PicCr, quanto ao perfil lipídico, houve apenas redução no colesterol HDL (p<0,01), também encontrada no grupo Pl (p<0,05).
Conclusão: Nossos resultados demonstram um efeito benéfico da suplementação de cromo no controle glicêmico de pacientes DM2 mal controlados, porém sem alteração no perfil lipídico. No entanto, mais estudos são necessários para investigar, em longo prazo, o efeito desta suplementação em relação ao estado nutricional de ferro.