REFORMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: O PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA
Cuidados primários em Saúde; Melhoria da Qualidade / (intervenções), Força de trabalho em Saúde: Distribuição / Receitas / Treinamento.
Objetivos: avaliar o trabalho em equipe no Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Primária à Saúde no Brasil.
Métodos: pesquisa avaliativa (estudo transversal multicêntrico) com 17.202 equipes, 65.391 usuários e 38.812 UBS, entre maio e agosto de 2012. Realizou-se entrevista estruturada, observação direta e análise documental em 71,4% dos municípios brasileiros. Análise estatística realizada pelas frequências absolutas e relativas das variáveis, com utilização do Statistic Package for Social Sciences 17.0 para Windows.
Resultados: verifica-se 86,6% de planejamento nas equipes; 90,4% têm agenda definida; 97,7% possuem definida a área de responsabilidade; em 91% há planejamento para grupos específicos de usuários; 91,4% recebem apoio da gestão em função do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica; existe acolhimento em 80%; 90,3% dos usuários se sentem respeitados e 85,3% deles recomendam o serviço; existe central para marcação de consultas especializadas em 90,7%, mas apenas 36,2% dos usuários conseguem agendá-las; 98% fazem reuniões.
Conclusões: o trabalho em equipe é um elemento central na Atenção Primária à Saúde, um promotor de acesso e humanização dos serviços, embora não assuma a coordenação da rede de cuidados e nem favoreça o protagonismo dos usuários.