Banca de DEFESA: VALÉRIA BATISTA COSTA MONTENEGRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALÉRIA BATISTA COSTA MONTENEGRO
DATA : 10/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 4 da ECT
TÍTULO:

OFICINA DE MULTILETRAMENTOS: redesenhando práticas com professoras dos anos iniciais de escolas rurais


PALAVRAS-CHAVES:

formação continuada de professoras; oficina de multiletramentos; escola rural; anos iniciais do ensino fundamental.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

A ampliação do uso social das mídias digitais requer mudanças nas práticas docentes. Essas mudanças exigem uma detida análise sobre diferentes formas de interação possibilitadas pelo trabalho com os multiletramentos, considerando a multiplicidade linguística e cultural próprias das práticas de linguagem contemporâneas, inclusive as práticas docentes na cultura digital. Nesse sentido, desenvolvemos um projeto de letramento que se configura como uma experiência de formação continuada com vistas ao redesenho das práticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, atuantes em escolas rurais de Mossoró-RN. Da profusão de dados gerados nesse projeto, o corpus desta tese se constitui de um recorte composto por quatro oficinas de multiletramentos. O objetivo geral é investigar os processos de design desenvolvidos por professoras de escolas rurais do Polo Jucuri em oficinas de multiletramentos. Para alcançá-lo, definimos três objetivos específicos: (i) mapear as práticas de multiletramentos das professoras das escolas rurais do Polo Jucuri; (ii) identificar os elementos caracterizadores dos designs disponíveis nas práticas dessas professoras; (iii) analisar os efeitos da ampliação das práticas de multiletramentos nos redesenhos alcançados. Nossa fundamentação reúne a concepção dialógica da língua(gem) do círculo bakhtiniano, os Estudos de Letramento de perspectiva sociocultural, a Pedagogia dos Multiletramentos e pressupostos da Educação Crítica. Metodologicamente, este estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação de viés etnográfico que se insere na área de conhecimento transdisciplinar da Linguística Aplicada, com abordagem de cunho qualitativo e de natureza interpretativista. Quanto aos instrumentos para geração dos dados, foram utilizados: questionário, notas de campo, fotografia e gravação audiovisual. Dos dados gerados, emergiram três categorias:(i) a identificação do design disponível; (ii) o processo de redesenho; e (iii) a transformação da prática docente. Os resultados desta pesquisa indicam que os redesenhos das práticas de linguagem, desenvolvidos no âmbito da formação continuada de professoras de escolas rurais, evidenciam transformações nas práticas de leitura, de escrita e de oralidade, especialmente no contexto de interações mediadas pelas mídias digitais. Essa transformação favorece o processo de ensino-aprendizagem com foco nos usos sociais da linguagem contemporânea, por meio de uma rede de atividades e de gêneros discursivos que emergem do projeto de letramento desenvolvido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS
Interna - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS
Externo ao Programa - 4973084 - FRANCISCO GEOCI DA SILVA - UFRNExterno à Instituição - DOROTEA FRANK KERSCH - Unisinos
Externa à Instituição - FLÁVIA DANIELLE SORDI SILVA MIRANDA - UFU
Notícia cadastrada em: 11/11/2025 05:01
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