O potencial do gênero pechakucha para o ensino de linguagens
Pechakucha. Gênero discursivo. Ensino de linguagens. Multiletramentos.
As transformações que atravessam a paisagem comunicacional hipermoderna, caracterizadas pela mobilização de práticas de linguagem que transitam do impresso ao digital, do estático ao dinâmico, do escrito as diferentes modalidades, exigem reconfigurações no ensino de linguagens. Tais mudanças demandam uma abordagem crítica para os processos de construção de sentidos, com atenção especial aos gêneros discursivos emergentes, às tecnologias digitais e aos multiletramentos como práticas sociais. Nessa perspectiva, esta pesquisa volta-se para o ensino de linguagens em uma escola pública do Rio Grande do Norte, que oferta o componente curricular eletivo centrado em um gênero discursivo – a Pechakucha – para estudantes da primeira série do Ensino Médio. Os dados gerados nesse componente curricular eletivo constituem o corpus desta tese, cujo objetivo geral é investigar o potencial da Pechakucha para o ensino de linguagens. Para alcançá-lo, definiram-se dois objetivos específicos: i) analisar os sentidos das produções da realizadas pelos estudantes; e ii) mapear as habilidades ativadas no processo de ensino com a Pechakucha. A fundamentação teórica abrange os Estudos de Letramento(s) – os letramentos sociais, o letramento de vertente sociocultural, os multiletramentos e o letramento multimodal; os Estudos de Gênero Discursivo – a ação social e a representação social; e os Estudos de Argumentação – argumentação interacional e argumentação multimodal. Metodologicamente, esta tese está inserida no campo de estudo trans/in/disciplinar da Linguística Aplicada, caracterizando-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo intervencionista, com nuances dos procedimentos metodológicos de pesquisa-ação e de vertente etnográfica. Quanto aos instrumentos para geração dos dados, foram utilizados: nota de campo, gravação sonora (áudio) e visual (vídeo) e questionário. Dos dados gerados, emergiram duas categorias de análise: sentidos (orais, escritos e visuais) e processos de ensino (conhecer, produzir, analisar e divulgar). Os resultados revelam que a Pechakucha tem potencial pedagógico para o ensino de linguagens, evidenciando-se como um gênero discursivo multimodal que reflete a paisagem comunicacional contemporânea. Sua composição dinâmica integra as linguagens orais, escritas, visuais e seus elementos de designs e, além disso, recorre às tecnologias impressas e digitais para a produção. Isso tende a gerar práticas de leitura e de produção textual mais significativas, promovendo a construção de sentidos de forma colaborativa, criativa e crítica. Nesse sentido, ao articular diferentes linguagens e tecnologias, a Pechakucha amplia o desenvolvimento da competência de comunicação e a ativação de diferentes habilidades, como conhecer, produzir, analisar e divulgar, como práticas sociais de linguagens na atualidade, contribuindo para um processo de ensino mais responsivo às demandas complexas da contemporaneidade.