RED NO COMBATE A DESINFORMAÇÃO
desinformação; RED; educação midiática; criticidade.
O fenômeno da desinformação, amplamente disseminado em ambientes digitais e não digitais, tem gerado impactos significativos em áreas como a política, a saúde e a educação, ao comprometer a percepção de realidade dos indivíduos. A vulnerabilidade dos estudantes frente à desinformação evidencia a necessidade de recursos educacionais direcionados ao enfrentamento desse problema, com base em critérios que favoreçam a reflexão crítica sobre os fluxos informacionais e o posicionamento responsivo diante dos produtos midiáticos. Nesse contexto, foi desenvolvida uma coletânea de Recursos Educacionais Digitais (RED) intitulada “RED no combate à desinformação”, cuja proposta é fomentar a leitura crítica e a capacidade de identificação e enfrentamento da desinformação. Esta tese tem como objetivo geral investigar a potencialidade da coletânea no desenvolvimento de práticas de identificação da desinformação e na promoção da responsividade dos alunos diante dos conteúdos midiáticos. Para alcançar tal objetivo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: (i) descrever as práticas dos estudantes do 9º ano na identificação de desinformação e (ii) analisar essas práticas à luz da construção da responsividade diante da coletânea RED no combate à desinformação. A fundamentação teórica do estudo apoia-se no New London Group (1996) e em Kalantzis e Cope (2015), no que se refere às concepções de multiletramentos; em Janks (2016) e Freire (1996), no tocante à criticidade; em Bakhtin (2003), quanto à responsividade; em Wardle e Derakhshan (2017), para o entendimento sobre a desordem da informação; nos princípios da Educação midiática formulados por NAMLE (2007), Hobbs (2011) e Buckingham (2022). Para a compreensão das bolhas informacionais, recorreu-se a Pariser (2012). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994), situada no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e inserida no contexto de uma pesquisa-ação (Tripp, 2005; Burns, 2018). Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: notas de campo, produções escritas dos alunos, transcrição de áudios e relato do professor regente. Os resultados indicam que a coletânea de RED proposta apresenta potencial formativo relevante, ao contribuir com o desenvolvimento da leitura crítica e ao promover a responsividade dos estudantes. Essa responsividade não se limita à identificação de desinformação, mas também se estende à formulação de estratégias para enfrentá-la, reafirmando o papel da Educação midiática na formação de sujeitos críticos e eticamente engajados diante de um problema social de escala global.