Título: A COSMOVISÃO CARNAVALESCA NOS CRONOTOPOS DO FILME COLHEITA MALDITA
Palavras-chave: longa-metragem; cosmovisão carnavalesca; cronotopo; terror;
Colheita Maldita.
RESUMO
Desde o seu surgimento, o cinema está ligado ao medo, pois, embora a intenção por trás da criação do cinematógrafo pelos irmãos Lumière não tenha sido provocar terror, terminou alcançando esse feito. Esta pesquisa, com foco na amplitude da perspectiva de Bakhtin acerca dos gêneros discursivos, tem como focoo gênero filme de terror, observando-o como um enunciado verbivocovisual de bastante relevância na sociedade atual, percebendo, em sua composição, a presença da cosmovisão carnavalesca bakhtiniana. A partir disso, investiga a presença de elementos da cosmovisão carnavalesca no filme Colheita Maldita (lançado em 1984, do diretor Fritz Kiersch), identificando e discutindo como o cronotopo está ligado diretamente ao teor carnavalesco e à composição dos elementos que provocam estranhamento presentes nesse longa-metragem que se baseia em um conto de terror de Stephen King, traduzido como “As crianças do Milharal”. Para tanto, este estudo lança mão de uma abordagem teórico-metodológica alicerçada nos estudos de Volóchinov (2017), no que tange ao conceito de dialogismo da linguagem; Bakhtin (2010), no que se refere aos elementos da cosmovisão carnavalesca, do conceito de grotesco; Bakhtin (2011), em sua conceituação de gêneros discursivos; Bakhtin (2018), no que concerne ao conceito de cronotopo; eKing (2013), no que diz respeito ao gênero filme de terror. Esta investigação, logo, revela-se qualitativo-interpretativista e apresenta alguns resultados, como a presença de aspectos carnavalescos importantes, percebidos na subversão súbita da tranquilidade da vida rural pela violência e pelas ações brutais das crianças cultistas; e ainda o fato de as crianças, normalmente associadas à inocência e à alegria, tornarem-se as antagonistas em uma inversão de papéis, desafiando a ordem estabelecida, criando um contraste irônico entre a natureza infantil e as ações malignas, bem como trazendo a subversão da força adulta que se mostra ínfima frente à perspicácia das crianças. Em suma, analisa como a tridimensionalidade do gênero fílmico e os mais diversos cronotopos presentes mantêm uma relação de complementariedade a fim de contribuírem para o alcance do êxito do projeto de dizer da produção do longa-metragem Colheita Maldita.