Banca de DEFESA: MILTON CESAR APOLINARIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILTON CESAR APOLINARIO
DATA : 30/07/2024
HORA: 14:30
LOCAL: via google meet
TÍTULO:

PROJETOS DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto de letramento; Multiletramentos; Sustentabilidade; Interdisciplinaridade; Cidadania.  


PÁGINAS: 164
RESUMO:

Nas escolas brasileiras, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), são notórias as dificuldades de ensinar e aprender a ler e a escrever para agir socialmente nos diversos contextos em que circulam as práticas de linguagem. A falta de domínio dos estudantes das práticas de leitura e da escrita podem ser decorrentes, dentre outros fatores, da fragmentação do conhecimento, embora a discussão acerca da necessidade de interligar saberes na escola seja antiga se considerarmos que a superação da fragmentação dos saberes na sala de aula foi proposta desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A discussão acerca do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita evidencia os desafios no que concerne a motivar e facultar aos estudantes a construção do conhecimento, tendo a leitura e a escrita como práticas sociais que instrumentam tal atividade. Partindo dessa problemática, nós entendemos a necessidade de serem repensadas as práticas pedagógicas desenvolvidas em salas de aula. Nesta pesquisa, a qual se insere no domínio da Linguística Aplicada (LA), considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017) e dos PCN (Brasil, 1997) no que tange ao ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, temos por objetivo geral investigar o papel dos projetos de letramento no desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos (i) analisar o papel dos projetos de letramento como alternativa metodológica para viabilizar a interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (ii) observar como se desenvolvem práticas de letramento matemático em uma perspectiva interdisciplinar, a partir da interligação de saberes dos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa; (iii) identificar como se caracteriza o trabalho com a leitura e a escrita como eixos estruturantes de práticas interdisciplinares nos projetos de letramento. A pesquisa está ancorada nos Estudos do letramento de vertente sociocultural, na Teoria da complexidade, na Pedagogia Crítica e nos estudos do Círculo de Bakhtin. Metodologicamente, o estudo se configura como uma pesquisa-ação de natureza crítica. Os dados foram gerados no ano de 2023, na Escola Municipal Pedro Justino dos Santos, no município de Ceará-Mirim (CM), Rio Grande do Norte (RN), em uma turma do 5º ano, Ensino Fundamental, e serão analisados em uma abordagem qualitativa e interpretativista. As análises indicam que, que trabalhar com projetos de letramento (PL) favorece a interligação de saberes e a construção de conhecimentos numa vertente interdisciplinar, rompendo com a segmentação do conhecimento na sala de aula. No desenvolvimento do projeto de letramento, embora o foco das atividades recaia sobre as práticas de leitura e escrita, trabalhar os multiletramentos, com diferentes gêneros discursivos, usando diferentes tecnologias e mídias digitais, proporcionou aos estudantes a ampliação do domínio das práticas letradas, formando leitores e escritores na escola com uma noção mais ampla de sustentabilidade e uma maior consciência planetária, além de ampliar os múltiplos letramentos de alfabetizandos que se encontram no Ciclo de Sistematização, melhorando, particularmente, a competência leitora e escritora deles nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, mas também nas diferentes áreas do currículo. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.525.604-** - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Interna - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Externa à Instituição - PATRICIA CARLA DE MACEDO CHAGAS - IFRN
Notícia cadastrada em: 17/07/2024 09:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao