Autogestao ineficaz da saude: validacao do diagnostico de enfermagem e implementacao de plano assistencial.
PALAVRAS-CHAVE: Autogestão; Doença Crônica; Estudos de Validação; Ciência da Implementação; Terminologia Padronizada em Enfermagem.
Introdução: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis passaram a liderar as causas de mortalidade e incapacidades prematuras da população. Entre elas, as doenças cardiovasculares destacam-se como a principal causa de mortalidade global. O diagnóstico de enfermagem Autogestão Ineficaz da Saúde (00276) está listado entre os diagnósticos de promoção da saúde, especificamente em pessoas com doenças crônicas. Estudo anterior revisou de forma ampla os conceitos envolvidos no fenômeno em questão, com a evidência de novos elementos diagnósticos identificados na literatura científica. Desse modo, foi recomendada a análise de conteúdo por especialistas e a validação clínica para seguimento do processo de validação do diagnóstico de enfermagem. Ainda, observa-se a urgência de prover benefícios do conhecimento científico ao alcance do maior número possível de pessoas e serviços de saúde, ao mesmo tempo em que se avalia o impacto das intervenções e substitui práticas que são ineficientes e onerosas. Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral validar o diagnóstico de enfermagem Autogestão Ineficaz da Saúde em pessoas com doenças cardiovasculares e implementar um plano assistencial de enfermagem em um serviço de saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de métodos mistos, com a validação de diagnóstico de enfermagem pelo modelo proposto por Lopes, Silva e Araújo (2022) e a implementação de um plano assistencial de enfermagem fundamentada na ciência da implementação, seguindo o modelo conceitual do Consolidated Framework for Implementation Research. Serão realizadas seis fases, a saber: (1) diagnóstico situacional; (2) elaboração do plano; (3) implementação do plano; (4) avaliação de barreiras e facilitadores; (5) monitoramento; e (6) revisão do plano. Ressalta-se que as fases mencionadas serão conduzidas concomitantemente com a validação do diagnóstico de enfermagem Autogestão Ineficaz da Saúde conforme modelo proposto por Lopes, Silva e Araújo (2022). Para alcance dos objetivos propostos no presente estudo, serão realizadas as etapas de análise de conteúdo por especialistas e validação clínica do diagnóstico de enfermagem. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conforme as recomendações da Resolução n° 466/12 do Conselho
Nacional de Saúde. Mediante aprovação da pesquisa, serão respeitados os princípios bioéticos da beneficência, não-maleficência, justiça e autonomia. Resultados esperados: Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o avanço da ciência da enfermagem ao fornecer subsídios que podem auxiliar na tomada de decisão do enfermeiro durante a assistência às pessoas com o diagnóstico de enfermagem Autogestão Ineficaz da Saúde. Além disso, pode apoiar o desenvolvimento futuro de planos assistenciais de enfermagem e políticas públicas para a promoção da saúde e prevenção de agravos.