Projetos de pesquisa dos docentes do programa

A enfermagem e o cuidado sistematizado ao adulto em situações clínicas e cirúrgicas

Docente responsável: ALLYNE FORTES VITOR


Descrição: Pesquisa a prática clínica do enfermeiro de forma a promover o avanço no conhecimento da área e aprimorar esta ciência investigativa, em prol da melhoria dos serviços de saúde. Aborda o processo de cuidar do adulto nos diversos níveis complexidade, mediante o uso do julgamento clínico, na construção de um ambiente de segurança e prevenção de incidentes e eventos adversos, a sistematização da assistência de enfermagem, o processo de enfermagem e seus sistemas de classificação. Enfoca a necessidade promoção à saúde, desenvolvimento e uso de tecnologias da saúde com vistas à melhoria contínua dos processos de cuidado, articulação e integração de conhecimentos para a garantia de boas práticas de funcionamento do serviço de saúde. Visa aprimorar métodos, processos e instrumentos de enfermagem e a acurácia no uso de suas taxonomias. Universal CNPq 486042/2011-1 (Recurso financeiro R$20.000,00); Universal CNPq 444290/2014-1 (Recurso financeiro R$24.100,00).


A organização do processo de trabalho do enfermeiro na atenção à saúde da pessoa idosa de vida nos níveis de complexidade da assistência


Docente responsável: REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES


Descrição: Projeto vinculado ao grupo de pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e enfermagem, cuja inserção na linha de pesquisa de Atenção à Saúde dos grupos populacionais e de riscos, apresenta como foco central o estudo da enfermagem geriátrica e gerontológica nos três níveis de complexidade da assistência, a partir da epidemiologia e da clínica no desenvolvimento de ações de promoção à saúde, proteção específica, prevenção de doenças e reabilitação, de acordo com o modelo assistencial de vigilância à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Estuda e analisa os cuidados e as intervenções de enfermagem e da família para pessoas idosas acometidas por agravos à saúde, com vistas à identificação dos fatores e aspectos sociais e de sua influência como principais determinantes do processo saúde-doença no contexto do processo de trabalho em saúde e enfermagem.


Aspectos clínicos e epidemiológicos relacionados ao desenvolvimento tecnológico em saúde e enfermagem


Docente responsável: MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR


Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica – NEPEC/UFRN, que aborda os aspectos clínicos e epidemiológicos relacionados às tecnologias em saúde e enfermagem, em seus aspectos assistenciais, educacionais e gerenciais. Envolve estudos dos mais diversos delineamentos para estabelecimento de níveis/índices de acurácia, sobrevida, além de cálculos de razão de prevalência, risco relativo e razão de chances de diversas condições clínicas de interesse para promoção do conhecimento. Aborda a avaliação da eficácia e eficiência dos serviços e tecnologias em saúde. Trata de estudos aplicados aos serviços de transplantes de córneas, de medula óssea e de células tronco-hematopoéticas (TCTH), bem como nas condições pré-hospitalares e de ensino e aprendizagem nas mais diversas situações agudas e crônicas em saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Edital PIBIC PVD10064; Edital PIBIC PVD9121; Edital ações integradas – Processo 21457/2012 - Recurso financeiro (5.000,00) e Bolsa (03 bolsas); CNPq – Edital Universal 2015-2017 – Processo 4445232/2014-5 - Recurso financeiro (15.300,00).


Aspectos de saúde, qualidade de vida e prática baseada em evidências na assistência de enfermagem ao adulto e idoso portador de doença infecciosa


Docente responsável: ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO


Descrição: Projeto inerente às linhas de pesquisa Biossegurança e doenças infecciosas: controle e estratégias de enfrentamento e Prática de Enfermagem Baseada em Evidência pertencentes ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Baseada em Evidência, o qual visa estudar aspectos intrínsecos ao cuidado individualizado e coletivo de pessoas portadoras de doenças infecciosas em acompanhamento ambulatorial e em internação hospitalar, com vistas a promoção, prevenção e recuperação da saúde. Estuda e avalia aspectos de saúde e qualidade de vida, por meio da utilização de escalas e instrumentos validados; investiga evidências acerca das melhores práticas para assistência com foco no Processo de Enfermagem; objetiva, ainda, elaborar e validar instrumentos de avaliação clínica e protocolos assistenciais de enfermagem para esta população específica. EDITAL UNIVERSAL– MCTI/CNPq Nº 14/2014 – Processo nº 460777/2014-9 - Valor preditivo do diagnóstico de enfermagem risco de infecção em pacientes portadores de AIDS e sua utilização na elaboração de protocolos assistenciais. Recurso financeiro (R$ 21.750,00).


Assistência, qualidade de vida e adaptação de pessoas ostomizadas


Docente responsável: ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA


Descrição: 

Este estudo propõe-se analisar a qualidade de vida e a adaptação das pessoas com ostomias cadastradas na Associação dos Ostomizados do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa do tipo analítica, com delineamento transversal e de abordagem quantitativa que será desenvolvida em três etapas: 1) avaliação do perfil e qualidade de vida; 2) análise da satisfação conjugal, imagem corporal e auto-estima; 3) validação do instrumento de adaptação.
 

Ações promocionais e de Atenção a Saúde Mental e Saúde Coletiva a grupos humanos nos ciclos da vida na formação de redes comunitárias frente aos processos de trabalho e ensino-aprendizagem na Enfermagem


Docente responsável: FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA


Descrição: O panorama geral dos transtornos mentais e comportamentais sobre a Saúde no Mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) ressalta o despertar da consciência crítica-reflexiva para a problemática, levando em conta o real ônus dos transtornos mentais e seus custos em termos humanos, sociais e econômicos. Ao mesmo tempo, empenha-se em ajudar a derrubar muitas das barreiras, especialmente a estigmatização, a discriminação e a insuficiência dos serviços que impedem milhões de pessoas em todo o mundo de receberem tratamento de que necessitam e que merecem (OMS, 2001). No Brasil, a Reforma Psiquiátrica organiza-se com base nos pressupostos da Reforma Sanitária e da Psiquiatria Democrática Italiana para eliminar o modelo hospitalocêntrico. Os serviços substitutivos expressam todas as formas de atenção à saúde mental que não sejam caracterizados como confinamento ou institucionalização, com finalidade de aproximação e ressocialização do portador de transtorno mental e comportamental junto à comunidade. O projeto tem por objetivo geral: desenvolver estudos e ações terapêuticas por meio da construção de práticas e saberes (científico/popular) no contexto do Sistema Único de Saúde na interface da saúde mental e saúde coletiva. Específicos: promover processos de cuidados priorizando o equilíbrio físico e mental; fortalecer as expressões subjetivas do sujeito, sua identidade e a sua cidadania; criar espaços na rede de cuidados básicos que possibilitam a diminuição do uso indiscriminado de medicamentos e a fragmentação do sujeito; promover a redução do estigma e preconceito de grupos vulneráveis; implementar a inclusão de ações que respeite as experiências dos usuários dos serviços de saúde; analisar os fatores que interferem na inclusão familiar nos CAPS e na formação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); implantar a estratégia complementar da TC como suporte às equipes de saúde da família; fomentar a pesquisa na pós-graduação na interface da saúde mental e saúde coletiva; validar instrumentos; analisar papéis e funções dos profissionais da RAPS. O estudo global caracteriza-se por mixed methods e subdivide-se em etapas na medida em que atende a uma demanda aberta dos objetos de investigação em consonância com as pactuações e agendas de prioridades no setor Saúde. Destacam-se alguns desenhos de pesquisa: pesquisa operacional, com desenho transversal de caráter descritivo quanti-qualitativo, avaliativo, metodológico e representacional. A população é composta por familiares cuidadores e/ou responsáveis de pessoas com transtornos mentais e comportamentais, profissionais atendidos na Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Rio Grande do Norte e demais estados federados e na interface da saúde coletiva. Número do Processo/CNPq: 305092/2012-0 – 2013/2015 – Edital: Produtividade em Pesquisa – Bolsa – R$ 28.000,00; Número do Processo/CNPq: 477241/2013-1 Chamada: Universal 14/2013 - Faixa B – R$ 34.00,00.


Capacitação para o manejo clínico da sífilis e outras DST nas redes de atenção à saúde e adesão ao tratamento com antirretrovirais em adultos com AIDS no Rio Grande do Norte: participação do enfermeiro


Docente responsável: RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA


Descrição: Essa proposta se refere a um projeto pesquisa com o objetivo de habilitar profissionais no processo de trabalho em saúde para o manejo clínico da sífilis e outras dst´s nas redes de atenção à saúde, e avaliar a proposta pedagógica utilizada. Além disso tem o objetivo de verificar o grau de adesão à terapia antirretroviral em adultos com AIDS, analisar os fatores associados à interrupção do tratamento e identificar as estratégias utilizadas por enfermeiros para ajudar esses pacientes a aderirem à terapêutica medicamentosa. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo com pessoas vivendo com AIDS e enfermeiros em um Centro de Referência de Doenças Infectocontagiosas no Nordeste do Brasil. O estudo também permitirá a elaboração de um protocolo operacional padrão de condutas destinado à melhoria da adesão desses pacientes aos medicamentos antirretrovirais, visando promover uma assistência mais integralizada que contemple aspectos emocionais e psicológicos dentro da filosofia do atendimento humanizado. Além disso, será confeccionada uma cartilha sobre o autocuidado e monitoramento nas diferentes fases de evolução da Aids, incluindo os aspectos clínicos, psicossociais, econômicos e epidemiológicos, direcionando essas ações para a valorização da vida e propiciando qualidade no viver das pessoas com HIV/Aids (Ministério da Saúde - Chamamento Público Edital 05/2014 – Iniciativas Educacionais Aplicadas à Vigilância em Saúde - Valor do financiamento: R$ 658.645,44; FAPERN - EDITAL FAPERN/MCT/CNPq/CT-INFRA Nº005/2011 - Programa Primeiros Projetos – PPP -Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores - Valor do financiamento: R$ 19.726,98).


Cuidado de enfermagem e segurança do paciente: perspectivas teórico-metodológica e tecnológica nos cenários de prática e de ensino em saúde e enfermagem

Docente responsável: VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS


Descrição: O Projeto proposto a partir de referências teórico- filosófico e metodológico sobre o cuidado de Enfermagem e a segurança do paciente. Tem como objetivo descrever as interfaces do cuidado de Enfermagem e da segurança do paciente, através de tecnologias em saúde, como a aplicação das teorias de Enfermagem na prática clínica e no ensino, bem como da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Com o desenvolvimento e resultados do projeto, poderá se implantar projetos de extensão, além de articular as áreas de ensino, pesquisa e assistência, as quais poderão levar os alunos a prática do aprender pesquisando o processo de cuidar, a segurança do paciente com subsídio das tecnologias em saúde (Sindrome de Burnout em docentes do centro de ciências da Saúde da UFRN - FAPERN – PPP IV/2012 - encerrado em julho 2014 - Recurso financeiro e bolsa de pesquisa (R$15.915,00); Parto prematuro: estudo dos fatores associados para construção de estratégias de prevenção - Universal - 14/2013 - Faixa A – Processo: 478047/2013- Recurso financeiro R$ 23.976,00).


Cuidado integral a mulher e ao recém-nascido em situação de risco

Docente responsável: NILBA LIMA DE SOUZA


Descrição: 

Estuda a assistência a mulher na fase reprodutiva, com ênfase aos agravos do período gravídico e puerperal e o recém-nascido a termo pré-termo e sua família nos aspectos relacionados à vigilância de situações que possam favorecer a morbidade e mortalidade materna e neonatal. Objetiva aproximar teorias, praticas e políticas públicas atuais para construir saberes e disseminar conhecimentos que contribuam para segurança e melhoria na qualidade do cuidado a mulher e ao recém-nascido com ênfase em situação de alto risco. O eixo norteador refere-se ao cuidado integral e de segurança a mulher e ao recém-nascido envolvendo os seguintes componentes: relativo à saúde da mulher, os agravos intercorrentes do período gravídico puerperal e, no que se refere ao recém-nascido, abordagem sobre as condições de nascimento, o processo de crescimento e desenvolvimento, as doenças congênitas, doenças de transmissão vertical, o agrupamento de cuidados no ambiente da unidade neonatal, enfermaria mãe – canguru e alojamento conjunto, bem como o cuidado centrado na família (Universal 14/2013 - Faixa A – Processo: 478047/2013-4; Universal 014/2014 Número: 448392/2014-3 Modalidade: APQ; FAPERN – PPSUSIII EDITAL 0112009 – GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE - PVD4879-2013).
 

Desenvolvimento das práticas de enfermagem nos serviços de saúde

Docente responsável: BERTHA CRUZ ENDERS


Descrição: Projeto Global do Pesquisador. Investiga a realidade da prática da enfermagem, a partir da compreensão e avaliação das ações dos profissionais de enfermagem nos diversos contextos da atenção à saúde com vistas a orientar novos modelos teóricos e práticos do saber-fazer do enfermeiro. Estuda a prática de enfermagem numa perspectiva da práxis que engloba a vinculação do saber com o fazer do enfermeiro de forma integral e consciente. O projeto se desenvolve através de investigações que incluem a análise e avaliação da realidade , teorização e a reformulação dos conceitos e das práticas perante as mudanças sociais e dos problemas de saúde . O conceptualização da prática que orienta o desenvolvimento do projeto é multidimensional e engloba a ação do enfermeiro como deliberativa e direcionada, num trabalho coordenado para a melhoria da saúde daqueles sob cuidados em saúde. Nessa perspectiva da prática de enfermagem, implementam-se ações de forma coordenada e com conhecimentos científicos, tecnológicos e de relações humanas para a solução de problemas das pessoas e dos serviços nos quais o enfermeiro assume diversas responsabilidades. BRITISH COUNCIL/PROJETO DE COOPERAÇÃO MIDWIFERY 2002; UNIVERSAL481265/2004-0; EDITAL 36/2OO4 403619/2004-1; PRODUTIVIDADE PQ 305960/2005-9; PRODUTIVIDADE PG 305767/2008-9; MCT/CNPQ 554088/2010-0; MCT/CNPQ 506765/2010-5; UNIVERSAL 482618/2011-6; PRODUTIVIDADE PQ 11565/2011-5; UNIVERSAL 485627/2012-4; PRODUTIVIDADE 309860/2014-8.


Educação e assistência de enfermagem: as dimensões do ensino e da ética

Docente responsável: RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO


Descrição: Este projeto tem como propósito desenvolver estudos que tratem da educação da educação e da ética no ensino de enfermagem e nas práticas de saúde, articulando-se com projetos anteriores, projetos em andamento e abrindo espaço para novos projetos.
Privilegia os estudos na área do ensino e da assistência de enfermagem mediados pela ética. Utiliza diferentes metodologias em conformidade com a perspectiva teórico/metodológica apropriada aos temas estudados.


Estudos sobre a saúde do trabalhador no contexto do mundo do trabalho atual

Docente responsável: SORAYA MARIA DE MEDEIROS


Descrição: O presente projeto se propõe a estudar o contexto do mundo do trabalho atual e as suas repercussões na saúde do trabalhador. Esse projeto foi iniciado no ano de 2001 e vem passando por transformações à medida que as pesquisas dele oriundas vão mudando o enfoque. No momento atual, o projeto encontra-se mais voltado para os aspectos relacionados à dimensão da educação em enfermagem, considerando-se que com a crise econômica mundial de 2008 e o advento da chamada nova divisão internacional do trabalho, que tem como uma das suas caracteríticas o deslocamento da força de trabalho intra regiões e países, em busca de melhores postos de trabalho e condições de vida e ainda a chamada evasão de cérebros, com a saída de pesquisadores para centros mais avançados no mundo científico. Nesse contexto, vem ocorrendo a emergência de uma nova relação com da educação com o trabalho e a vida e é esse fenômeno que estar ordenando as pesquisas que conformam o presente projeto de global de pesquisa, a saber: 1)Ensino de tópicos de Atenção Primária à Saúde na graduação em enfermagem:comparação entre estratégias de ensino e aprendizagem-. Período 2015-2018. Esse projeto ainda está vinculado ao projeto de ações integradas: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL no 012/2014 UFRN/PROGRAD/PROPESQ/PROEX/PPG (PROJETOS INTEGRADOS PARA 2015- RECURSO FINANCEIRO- R$ 4.998,99 e BOLSA DE PESQUISA alunos graduação – R$ 400,00) Bolsistas: Bianca Calheiros Cardoso; Marilia Flavia Brito de Lima; Raissa Lima Coura Vasconcelos; Fillipi Andre dos Santos Silva financiamento interno (edital ufrn/proex/ proae/ no 007/2015 (saúde em comunidade 2015). 1) Retardo do diagnóstico da tuberculose em pessoas idosas: ações do enfermeiro em municipios da região da grande João Pessoa – PB. Coordenadora: Lenilde Duarte de Sá-DEN/UFPB.CPF: 486.617.674-15. Soraya Maria de Medeiros (pesquisadora). Financiamento Edital Universal CNPq- 2013-2014. 2) SOMATIC EXPERIENCING®: Propondo uma nova tecnologia para o tratamento do TEPT. Coordenadora: Soraya Maria de Medeiros. Alunas: Wandecleide Lucena Fernandes (doutoranda) Marília Souto de Araújo(graduação); Ana Paula Gomes Araújo ( bolsista PROPESQ- edital03/2015 - propesq_nuplam_2015-2016 / 2015-2016 propesq (01/08/2015 a 31/07/2016) / pvd10903-2014). 3) Tuberculose em trabalhadores da construção civil: estudo caso-controle em um Hospital de referência no município de João Pessoa - Paraíba. : Soraya Maria de Medeiros(pesquisadora). Projeto financiado por edital Universal CNPq-2013-2014. PVD11444-2014 – PROPESQ/UFPB. Ano: 2014. Coordendora: Lenilde Duarte de Sá-DEN/UFPB.


Fatores de risco e inclusão social de portadores com hanseníase, tuberculose e AIDS: uma avaliação de fatores psicossociais

Docente responsável: CLELIA ALBINO SIMPSON


Descrição: 

O projeto de pesquisa integrará a BCD-128-01 – Enfermagem em Serviço de Saúde do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projeto visa abranger, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação da área de Ciências da Saúde atuantes, juntamente com a investigadora coordenadora do deste projeto. Trata-se de uma pesquisa ampla que visa explorar os fatores de risco e inclusão social de portadores com hanseníase, tuberculose e aids – uma avaliação de fatores psicossociais, que influenciam à inclusão social de portadores a partir de uma avaliação salientando fatores psicossociais, em unidades de saúde da família, na cidade de Parnamirim – RN, através de procedimentos metodológicos multi-métodos, tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais. O seu desenvolvimento acontecerá em etapas diferenciadas obedecendo o cronograma de atividades Processo seletivo 2014. Portaria no 037, de 2 de março de 2013. Estágio Sênior de agosto de 2014 a julho de 2015 na Universidade de Évora/Portugal. Processo: BEX 1790/14-5. Bolsa de estágio sênio (EUR 2.300,00).
 

Homens e mulheres em diferentes níveis de complexidade de atenção à saúde

Docente responsável: ROSINEIDE SANTANA DE BRITO


Descrição: Trata-se de um projeto de ampla dimensão vinculado ao Grupo de Pesquisa Cuidados de Enfermagem nos Serviços de Saúde do Departamento de Enfermagem da UFRN. Foi iniciado no ano de 2007 e envolve o ser feminino e masculino enquanto parte do contexto social em que vivem. Tem como propósito compreender percepções e significados que perpassam o cotidiano do homem e da mulher no âmbito da atenção à sua saúde. ¬ O estudo contempla subprojetos de naturezas diversas, entretanto, guardam relação com os três níveis de atenção à saúde – baixa, média e alta complexidade. São eles: Ações de profissionais relativas à distribuição de leite humano pasteurizado: uma perspectiva de mudanças; Revisão pós-parto: significado atribuído pela puérpera; Percepção de homens/companheiros acerca da sua presença no nascimento do filho e Concepções de homens quanto à influência de uma gravidez sobre a outra.


Metodologias de assistência em saúde e Cuidado de Enfermagem: conhecer e promover a segurança e qualidade da assistência

Docente responsável: FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO


Descrição: Projeto baseado no desenvolvimento conceitual e teórico do cuidado e conforto integrado com a SAE, na área de segurança do pacientes. Objetiva contribuir na promoção da segurança ao paciente e da análise dos seus riscos e benefícios, na atenção à saúde nos níveis de complexidade e redes de atenção a saúde, além de guiar as ações de enfermagem com o propósito de auxiliar o paciente/cliente a satisfazer suas necessidades individuais e estudar as tecnologias aplicadas ao cuidado de enfermagem ao paciente/cliente. Pretende estudar teorias, métodos, tecnologias e o cuidado de enfermagem no uso racional de medicamentos, automedicação e prevenção de erros de medicação, urgências e emergências. CAPES/ CIENCIAS SEM FRONTEIRAS - BOLSA Doutorado Sanduiche (204329/2014-0).


O sono de trabalhadores por turnos da enfermagem: repercussões na saúde e os aspectos psicofisiologicos dos enfermeiros que trabalham em turnos hospitalares

Docente responsável: MILVA MARIA FIGUEIREDO DE MARTINO


Descrição: O projeto de pesquisa envolve dois subprojetos, a saber: Projeto I -O objeto de análise do presente estudo será o sono, num grupo de enfermeiros através de instrumentos de medidas. Neste estudo, será aplicado o questionário para avaliação do ciclo vigília - sono, elaborado pelo Grupo Multidisciplinar em Ritmos Biológicos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo, ao qual foram acrescentados três itens específicos sobre : qualidade do sono diurno, total de horas de sono diurno, latência e número de vezes de ocorrência do sono. Para as variáveis: cronotipo (Hábitos de sono) -Questionario de Horne &Östberg (1976) , qualidade de sono(Escala Analogica) e PSQI-BR(Indice Qualidade de Sono de Pittsburgh validado no Brasil). Tem como objetivo vverificar as características do sono após os turnos e correlacionar as variáveis em estudo. Pretendemos analisar analogicamente a qualidade do sono diurno e por meio da escala de Pittsburgh o sono noturno e analisar os padrões de sono através das variáveis: horários de dormir, de acordar, qualidade do sono, quantidade de sono diurno e noturno, latência do sono e hábitos de cochilo. Verificar se há associação entre variáveis sociodemograficas e do padrão de sono. Pretende-se investigar a qualidade do sono do trabalhador de enfermagem nos turnos hospitalares em função das escalas de trabalho. O Projeto II-Este estudo tem como objetivo analisar os aspectos psicofisiologicos : indices de estresse e nívéis de atenção e memória associados aos padrões de sono dos enfermeiros , utilizando instrumentos específicos para analisar as variáveis propostas: Inventário de Stress de Lipp e Testes da Bateria WAIS-Digit Symbol e Digit Span .Para tanto, serão convidados a participar desta pesquisa os alunos e enfermeiros de dois hospitais escola , localizados um no interior e outro capital Natal. RN Serão utilizados os questionários: a- Um para coleta de dados sociodemograficos e dados relativos ao estado geral de saúde, b- Inventário de Sintomas de Stress de Lipp,Testes da Bateria WAIS, Digit Symbol e Digit Span. A partir desta pesquisa, pretende-se avaliar os aspectos psicofisiologicos relacionados aos turnos de trabalho. Tem como proposta sugerir medidas preventivas sobre vários aspectos do trabalho em turno hospitalar (Conselho Nacional de Pesquisa –CNPq – Processo 307065\2013-8 - Bolsa Produtividade em Pesquisa-13.200,00).


Percepção dos profissionais de enfermagem e de familiares diante de doenças que acometem seus entes queridos

Docente responsável: REJANE MILLIONS VIANA MENESES


Descrição: Trata-se de um tema de extrema relevância, considerando que as doenças crônicas e terminais vêm constituindo um grande problema de saúde pública mundial, sendo responsável por considerável impacto econômico devido as elevadas incidências e prevalências. O projeto será desenvolvido em hospitais, Unidades de Saúde e clínicas de referências em nosso Estado, com intuito de apreender os sentimentos e significados de determinadas patologias tanto para o profissional de enfermagem que presta os cuidados como para os familiares. Esta proposta visa consolidar o grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva, fortalecendo a linha de pesquisa de Atenção à Saúde mental e coletiva, articulando os conceitos de saúde, sociedade, cultura, gênero e sexualidade, bem como a atuação como docente na Graduação em Enfermagem e, ao mesmo tempo, contribuindo na formação de recursos humanos em saúde nos níveis de Graduação (Iniciação Científica) e Pós-Graduação (mestrado e doutorado), fomentando a conscientização da necessidade de publicação anual em periódicos indexados. Sob tal contexto, os futuros mestrandos e doutorandos sob minha orientação deverão buscar a concretização dos seguintes objetivos específicos: •¬Traçar propostas integradas saúde-educação a partir do perfil e estilo de vida dos portadores de doenças crônicas ou terminais, visando à promoção de uma reintegração social; •¬Apreender a percepção dos profissionais de enfermagem na inclusão dos familiares de pessoas acometidas por câncer na agenda terapêutica; •¬Investigar as dificuldades apresentadas pelos familiares frente à moléstia que aflige o seu ente querido; •¬Identificar, dentre as metodologias utilizadas, a que gera uma maior reflexão quanto à prática de hábitos saudáveis relacionados à cidadania, reintegração social e qualidade de vida; •¬Investigar a compreensão dos profissionais de enfermagem quanto às mudanças nas práticas cotidianas de produção do cuidado a partir da Terapia Comunitária na Estratégia Saúde da Família; •-Recomendar propostas e sugestões de mudanças para inclusão da família no cuidado com o seu ente.


Processo de cuidar em saúde relacionada ao adulto e idoso nos contextos da atenção primária, secundária e terciária

Docente responsável: GILSON DE VASCONCELOS TORRES


Descrição: Projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa Incubadora de procedimentos de enfermagem, que abrange subprojetos de pesquisas vinculados aos programas de Pós-Graduação em Enfermagem e Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) desenvolvidos nas linhas de pesquisa: Semiologia e Semiotécnica, Processo de cuidar em dermatologia e Avaliação em saúde. Subprojetos em desenvolvimento: 1- 2011/2017: Validação de Instrumento para Avaliação Clínica e Qualidade de Vida em Pacientes com Úlceras Venosas. Projeto financiado pelo Edital PNPD/CAPES processo nº850001 - 850020. (Auxílio financeiro de R$72.000.00 e 2 bolsas de pós-doutorado). 2- 2012/2016: Conhecimentos e Habilidades em Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem: Proposta de Ação Acadêmica Associada. Projeto financiado pelo Edital MCT/CNPq - N º 14/2012 - Universal / Universal 14/2012 - Faixa B - de R$ 30.000,01 a R$ 60.000,00 com auxílio financeiro de R$32.837,00 e uma bolsa de longa duração CNPq, modalidade iniciação científica, com duração de 36 meses. 3- 2012/2017: Assistência clínica e aspectos relacionados a qualidade de vida das pessoas com úlcera venosa na atenção primária e terciária: proposição, implementação e avaliação de protocolo. Edital Projeto de produtividade em pesquisa PQ - CNPq/2011, no valor de R$ 39.600,00 (2012/2015); 4- 2014/2018: Atenção à saúde do idoso na estratégia de saúde da família no Brasil e Portugal: proposta de avaliação e intervenção multidimensional. Edital MCTI/CNPQ/Universal 1 4/2014 - Faixa B - até R$ 60.000,00 - R$ 35.1 68,42 e Bolsa IC por 36 meses (R$ 14400,00). Bolsa Produtividade em Pesquisa - PQ2 - CNPq 2015/2018 (R$ 39.600,00).


Processos de validação de protocolo/enfermagem baseada em evidência: revisão sistemática metanálise

Docente responsável: REGIMAR CARLA MACHADO 


Descrição: Este projeto tem como prerrogativa desenvolver estudos utilizando métodos de validação de protocolos e enfermagem baseada em evidência. A finalidade destes métodos consiste em ser uma ferramenta útil e eficiente na orientação da assistência ao paciente, além de ser fundamentado tanto na evolução dos cuidados como na adequação entre recursos humanos, materiais e físicos. Os objetivos são: Desenvolver estudos utilizando métodos de validação e confiabilidade de protocolos direcionados ao cuidar em enfermagem; - Elucidar os elementos da prática em enfermagem baseada em evidência. As pesquisas derivadas deste projeto global apresentarão uma abordagem quantitativa, utilizando métodos de validação de protocolo direcionado ao cuidar em enfermagem e da prática baseada em evidências.


Promoção de saúde da criança no contexto familiar em diferentes situações: estratégia de cuidar em enfermagem

Docente responsável: AKEMI IWATA MONTEIRO


Descrição: 
Este é um projeto global de pesquisa que investiga as estratégias de cuidar em enfermagem que instrumentalizem as suas ações em favor da saúde da criança e do adolescente, desenvolvidas em todos os espaços de assistência, desde domicílios, unidades de saúde da família até as unidades de internação hospitalares, com ênfase na promoção à saúde e prevenção de doenças. Tem como objetivos específicos: 1. Descrever conhecimentos e estratégias de ações utilizadas pelos profissionais de saúde, dentre eles o enfermeiro, nos vários contextos de saúde da criança e do adolescente; 2. Descrever o processo de trabalho de enfermagem na atenção à saúde da criança e do adolescente nos vários âmbitos assistenciais; 3. Identificar as ações e instrumentos inovadores na assistência de enfermagem; 4. Subsidiar o fazer de enfermagem articulando o conhecimento teórico com a prática assistencial. Visando compreender e modificar a prática assistencial de enfermagem torna-se necessário investir esforços coletivos, envolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão. Para tanto utilizar-se-á como referencial metodológico a pesquisa-ação, que articula a pesquisa com a ação, tornando os sujeitos participantes deste processo, induzindo-os a uma análise crítica e reflexiva, tendo, portanto, um caráter emancipatório e de mudança de práticas e saberes.


Sistematização da assistência de enfermagem e os sistemas de classificação da prática profissional

Docente responsável: ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA


Descrição: Estuda a sistematização da assistência de enfermagem e os sistemas de classificação, principalmente NANDA-I, Nursing Interventions Classification (NIC) e Nursing Outcomes Classification (NOC), nos diferentes níveis de atenção à saúde, com o propósito de organizar o trabalho profissional, aumentar a qualidade e a credibilidade dos serviços prestados. Os princípios norteadores são: tecnologia em saúde e enfermagem, conceitos, modelos de cuidado em enfermagem e as etapas do processo de enfermagem. Edital Universal 483285/2010-2; Edital Universal 477559/2013-1.


Uso das informações em saúde nos processos decisórios e de planejamento nas gestões municipais do SUS/RN

Docente responsável: JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO


Descrição: A partir de 2006, com a implantação do Pacto pela Saúde, as gestões do SUS passam a pactuar e monitorar suas ações e responsabilidades com base em Indicadores Epidemiológicos. O uso da epidemiologia nos serviços de saúde apesar de comprovada importância no apoio ao diagnóstico da situação de saúde, na vigilância e no planejamento e avaliação dos serviços ainda não tem se dado na proporção desejada, apesar dos recentes avanços. Esta pesquisa pretende avaliar como as informações em saúde estão sendo utilizadas nos processos decisórios e de planejamento do SUS em uma amostra de municípios do RN, considerando sua regulamentação no Pacto pela Saúde e será desenvolvida com base em métodos investigativos quantitativos e qualitativos, na perspectiva da triangulação. Inicialmente será realizada a análise das metas pactuadas e resultados obtidos nos Indicadores de Monitoramento e Avaliação do Pacto pela Saúde, através da estatística descritiva e analítica. Em seguida, será realizado um diagnóstico das características dos gestores, de sua equipe e da estrutura de gestão da SMS, através da aplicação de formulários e finalmente, um diagnóstico quanto ao uso das informações em saúde nos processos decisórios e de planejamento, através da realização de grupos focais. Pretende-se, com os resultados desta pesquisa, contribuir para uma reflexão sobre suas práticas e delinear novas perspectivas de atuação onde a epidemiologia possa assumir papel central neste (FAPERN - Uso das informações em saúde nos processos decisórios e de planejamento nas gestões Municipais do SUS/RN. EDITAL FAPERN 011/2009. PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE PPSUS – III MS/CNPq/FAPERN/SESAP).

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