Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGÉRIA MOREIRA DE ABRANTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROGÉRIA MOREIRA DE ABRANTES
DATA : 07/10/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Desenvolvimento de serious game como tecnologia educacional digital para prevencao do HIV entre adolescentes: estudo metodologico.


PALAVRAS-CHAVES:

Serious Game; Gameficação; Educação em Saúde; Enfermagem; Prevenção; Tecnologias Educacionais.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

Introdução: o Human Immunodeficiency Virus (HIV) é, há décadas, um dos principais desafios de saúde pública global. Cerca de 39,9 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com HIV até o ano de 2023 e estima-se que cerca de 1,3 milhão de pessoas foram infectadas pelo vírus neste mesmo ano. No mundo inteiro, 44% de todas as novas infecções por HIV acometeram mulheres e meninas de todas as idades em 2023. Apesar dos esforços, estes ainda se mostram insuficientes para erradicar o avanço do vírus, principalmente entre adolescentes. Neste trabalho, opta-se pelo desenvolvimento de um serious game, por se tratar de uma estratégia que possui potencial para favorecer a educação em saúde, estimular a sensibilização sobre o tema, a percepção do risco de adquirir a infecção e o conhecimento de estratégias preventivas, com o objetivo de mudança de comportamento, construção do conhecimento crítico e tomada de decisão. Tem-se como questão norteadora deste estudo: qual deve ser o conteúdo, aparência e usabilidade de um serious game como ferramenta educativa para a prevenção do HIV entre adolescentes? Objetivo: desenvolver um Serious Game sobre prevenção do HIV entre adolescentes, com validação dos segmentos do conteúdo, da aparência e da usabilidade. Método: trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa. Será utilizado o referencial metodológico proposto por Andrea Filatro com cinco fases do design instrucional. Nos procedimentos teóricos, serão realizadas uma scoping review e um grupo focal para fazer levantamento das principais dúvidas dos adolescentes sobre a prevenção do HIV. Para realizar os procedimentos empíricos, será construído um instrumento planejamento de construção do aplicativo com o roteiro do jogo baseado nos conteúdos levantados previamente, de validação do conteúdo via Google Forms e as etapas Delphi. Para os procedimentos analíticos, será realizado o cálculo e análise dos coeficientes de validação de conteúdo, aparência e usabilidade, bem com seus respectivos níveis de concordância. Ao final das etapas será calculado o nível de concordância entre os especialistas, os quais apresentarem valores acima 80% e coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8, serão considerados. O projeto será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Conclusão: espera-se que o jogador adolescente se motive a buscar seu conhecimento com a dinamicidade do jogo, com perdas e ganhos das pontuações, bem como feedbacks imediatos e ao final do jogo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externa à Instituição - ALINE RODRIGUES FEITOZA - UNIFOR
Interno - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Interno - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Notícia cadastrada em: 26/09/2024 16:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao