Efetividade de curso para formação de enfermeiros sobre o programa paciente experto: estudo do tipo antes e depois.
Educação à Distância; Educação; Tecnologia Educacional; Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Estudo de Validação.
O Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) surgiu como possibilidade de tratamento clínico em meados da década de 1960 e apresenta-se como uma estratégia terapêutica consagrada na contemporaneidade para uma variedade de agravos, dentre eles os onco-hematológicos malignos ou não malignos. O processo de TCTH é complexo e modifica a vida do paciente e seus familiares/cuidadores em sua totalidade. Por isso, os pacientes submetidos ao TCTH além de serem classificados como doentes crônicos têm potencial para o desenvolvimento de autogestão de seu processo de saúde- doença. O Programa Paciente Experto é uma consolidada estratégia de instrumentalização do sujeito quanto ao manejo adequado de sua condição de saúde, por meio do qual eles podem adquirir competências para um papel ativo e de liderança mediante a gestão compartilhada e colaborativa com os profissionais relacionada a sua condição de saúde. Para a consolidação do programa, se faz necessário a formação de profissionais de saúde, especialmente do enfermeiro, quanto educadores de Pacientes Expertos e, para isso, é imprescindível a capacitação de enfermeiros. Dentro do universo educacional, os cursos de Educação à Distância (EaD) surgem como alternativa tecnológica para instrumentalização de profissionais, estas estratégias já consolidadas como efetivas partem do princípio de educação livre, no entanto, é notável a necessidade de cursos com certificações de sua efetividade para com o aprendizado. Diante do exposto, delimita-se a seguinte questão de pesquisa: Qual a efetividade de uma tecnologia educacional para a formação de Enfermeiros que atuam no Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto? Para tanto, tem-se como objetivo geral avaliar a efetividade de um curso para a formação de enfermeiros que atuam em um serviço de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto. Trata de um estudo de avaliação, quase-experimental do tipo antes e depois e de natureza quantitativa, que buscará avaliar a efetividade do curso. Os participantes serão enfermeiros que atuam no setor de Transplante de Medula Óssea de um hospital de referência do Rio Grande do Norte. A coleta de dados dar-se-á antes e após a realização do curso e será utilizada a Escala de Reação aos Procedimentos Instrucionais em EaD. A pesquisa está em consonância com os preceitos éticos preconizados na Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde e seu protocolo de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a pesquisa só terá início após sua aprovação.