EFICÁCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DO RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Simulação; Tecnologia; Diagnósticos de Enfermagem; Saúde da Criança; Saúde do adolescente
O ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente é bastante relevante para a formação de enfermeiros críticos, reflexivos e com conhecimentos específicos sobre esses períodos ímpares do ciclo de vida do indivíduo. Neste contexto, acredita-se que a simulação realística é uma estratégia de ensino positiva e benéfica para a formação dos futuros enfermeiros. O presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia da simulação realística no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente. Estudo metodológico, executado em três etapas, a saber: construção dos cenários para a simulação realística; validação do conteúdo desses cenários pelos especialistas; e, aplicação da simulação como estratégia educativa no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente. Nas duas primeiras etapas, foram elaborados quatro casos clínicos destinados ao pré e pós-teste e dois cenários para o processo de simulação, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 25 especialistas que julgaram quanto a relevância, especificidade e coerência das pistas fornecidas em cada caso e cenário e o diagnóstico de enfermagem, por meio da Escala de Acurácia Diagnóstica. Na terceira etapa, a estratégia foi aplicada aos alunos do sétimo período do curso de graduação de uma Universidade pública do Nordeste do Brasil. Foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção, além de participar da simulação, avaliou ainda satisfação quanto ao processo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante parecer número 3.175.619 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 07990418.4.0000.5537. Os resultados mostraram que os quatro casos clínicos (Coeficiente S: 0,916) e os dois cenários (S=0,535) criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas. No experimento, o pré-teste indicou homogeneidade dos grupos intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença estatística significante de desempenho entre os grupos, contudo os resultados mostraram discreta melhora no desempenho de raciocínio diagnóstico do grupo intervenção em comparação ao grupo controle. O grupo intervenção conseguiu inferir mais diagnósticos e seus componentes do que o grupo controle. Na avaliação da estratégia educativa, os alunos manifestaram alta satisfação e relevância para melhorar as habilidades de raciocínio diagnóstico voltado para a saúde da criança e do adolescente. Conclui-se que a estratégia sobre o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente foi eficaz, bem como promissora e atrativa para os estudantes de graduação.