Banca de DEFESA: MILLENA FREIRE DELGADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILLENA FREIRE DELGADO
DATA : 22/01/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=97466 (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP)
TÍTULO:

EFICÁCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DO RACIOCÍNIO DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Educação em Enfermagem; Simulação; Tecnologia; Diagnósticos de Enfermagem; Saúde da Criança; Saúde do adolescente


PÁGINAS: 140
RESUMO:

O ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente é bastante relevante para a formação de enfermeiros críticos, reflexivos e com conhecimentos específicos sobre esses períodos ímpares do ciclo de vida do indivíduo. Neste contexto, acredita-se que a simulação realística é uma estratégia de ensino positiva e   benéfica para a formação dos futuros enfermeiros.  O presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia da simulação realística no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente. Estudo metodológico, executado em três etapas, a saber: construção dos cenários para a simulação realística; validação do conteúdo desses cenários pelos especialistas; e, aplicação da simulação como estratégia educativa no ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente. Nas duas primeiras etapas, foram elaborados quatro casos clínicos destinados ao pré e pós-teste e dois cenários para o processo de simulação, os quais tiveram seus conteúdos analisados por 25 especialistas que julgaram quanto a relevância, especificidade e coerência das pistas fornecidas em cada caso e cenário e o diagnóstico de enfermagem, por meio da Escala de Acurácia Diagnóstica. Na terceira etapa, a estratégia foi aplicada aos alunos do sétimo período do curso de graduação de uma Universidade pública do Nordeste do Brasil. Foram divididos randomicamente nos grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção, além de participar da simulação, avaliou ainda satisfação quanto ao processo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, mediante parecer número 3.175.619 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 07990418.4.0000.5537. Os resultados mostraram que os quatro casos clínicos (Coeficiente S: 0,916) e os dois cenários (S=0,535) criados obtiveram coeficiente de concordância aceitável entre os especialistas. No experimento, o pré-teste indicou homogeneidade dos grupos intervenção e controle. No pós-teste, não houve diferença estatística significante de desempenho entre os grupos, contudo os resultados mostraram discreta melhora no desempenho de raciocínio diagnóstico do grupo intervenção em comparação ao grupo controle. O grupo intervenção conseguiu inferir mais diagnósticos e seus componentes do que o grupo controle. Na avaliação da estratégia educativa, os alunos manifestaram alta satisfação e relevância para melhorar as habilidades de raciocínio diagnóstico voltado para a saúde da criança e do adolescente. Conclui-se que a estratégia sobre o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem voltado para a saúde da criança e do adolescente foi eficaz, bem como promissora e atrativa para os estudantes de graduação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLEMENTE NEVES DE SOUSA
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externa ao Programa - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK VIEIRA
Interna - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Externa à Instituição - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
Externo ao Programa - 3143237 - RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 07/12/2020 16:23
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