Ensino investigativo: contribuições de um curso de formação continuada para o ensino de biologia
Formação Continuada; Ensino por Investigação; Prática docente
Normalmente a formação inicial não tem sido suficiente para proporcionar todas as ferramentas para uma prática docente atualizada e eficaz. Aqui se apresenta uma das maneiras de se trabalhar a complementação da formação inicial, que é através de um curso de formação continuada. Neste curso trabalha-se o ensino por investigação que vem sendo considerado como uma estratégia didática importante para realizar o ensino de ciências. Essa perspectiva de ensino possibilita o aprimoramento do raciocínio e das habilidades cognitivas dos alunos, a cooperação entre eles, possibilita que compreendam a natureza do trabalho científico e são motivados a pensar nas relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Para essa dissertação foi acompanhado um curso de formação continuada baseado nessa abordagem de ensino. Para o curso foi produzido um material didático de fundamentação do ensino por investigação incluindo também alguns exemplos e aplicação dessa abordagem. O objetivo desta dissertação é investigar quais contribuições esse curso traz para a prática docente. Outros aspectos considerados são: caracterização dos professores; identificação de dificuldades e avanços na elaboração de atividades; identificação de alguns elementos dos limites e possibilidades do ensino por investigação na sua utilização prática.